UFCA oferece oportunidades de Intercâmbio em sete instituições de Ensino, em quatro países

Publicado em 04/04/2023. Atualizado em 05/04/2023 às 11h39

Fachada da Universidad del Litoral, na província de Santa Fé, Argentina. Foto: Luis Cetraro. El Litoral.

Estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) poderão se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD 2023). As oportunidades para discentes da UFCA são oferecidas em sete universidades estrangeiras, em quatro países.

O edital de seleção (Edital SCI nº 02/2023), publicado nesta segunda-feira, 3 de abril de 2023, pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), está disponível na página “Internacional” do Portal da UFCA (menu “documentos”, seção “Editais SCI”).

O programa prevê a isenção das taxas acadêmicas nas instituições de destino (matrícula e mensalidades). Assim, outras despesas, como obtenção de passaporte e de visto, passagens aéreas, alojamento, alimentação e seguro-saúde, deverão ser arcadas pelo/a discente intercambista.

As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico, disponível na plataforma Forms/UFCA. O prazo para inscrições foi aberto nesta terça-feira, 4 de abril de 2023, e será encerrado no próximo dia 17 de abril.

Para as candidaturas aprovadas, o período de mobilidade na instituição de destino ocorrerá de setembro de 2023 a janeiro de 2024.

Algumas das oportunidades exigem proficiência certificada em determinados idiomas. Interessados/as devem verificar os requisitos das oportunidades de interesse, presentes no edital.

Segue, abaixo, resumo das oportunidades previstas pelo Edital SCI nº 02/2023 (a serem consultadas, na íntegra, no Anexo I):

• Universidad Nacional del Litoral (Argentina): 2 vagas por unidade acadêmica da UFCA;
  • Université de Poitiers (França): 2 vagas por unidade acadêmica da UFCA;
  • Aix-Marseille Université (França): 2 vagas para o Curso de Música da UFCA;
  • Universidade da Beira Interior (Portugal): 2 vagas por unidade acadêmica da UFCA;
  • Universidade do Porto (Portugal):
    • Faculdades de Belas Artes: 2 vagas para discentes da UFCA;
    • Faculdade de Letras: 2 vagas para discentes da UFCA;
    • Faculdade de Economia: 2 vagas para discentes da UFCA;
    • Faculdade de Medicina): 2 vagas para discentes da UFCA.
  • Universidade de Lisboa (Portugal):
    • Instituto de Educação: 2 para o curso de Pedagogia da UFCA;
    • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas: 2 vagas para o curso de Administração da UFCA;
  • Universidad Interserrana Del Estado de Puebla Ahuacatlán (México): 2 vagas para o curso de Agronomia da UFCA.

O PIIGRAD 2023 tem tem como objetivo geral promover a cooperação entre a UFCA e as universidades parceiras, para contribuir para incrementar a qualidade da formação de estudantes de graduação da UFCA por meio da mobilidade internacional estudantil.

Acesse experiências de estudantes da UFCA em Mobilidade Acadêmica, compartilhadas na série Protagonismo Estudantil.

Secretaria de Cooperação Internacional
sci@ufca.edu.br