UFCA divulga resultado das inscrições no projeto nacional de Residência em TIC

Publicado em 17/05/2023. Atualizado em 17/05/2023 às 10h02

Campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou, nesta terça-feira, dia 16 de maio de 2023, o resultado das inscrições no Projeto Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação. Os selecionados agora seguem para a Etapa de Nivelamento, que é a próxima fase da Residência.

Os pedidos de recursos referentes ao resultado das inscrições deverão ser
encaminhados por e-mail para paulo.foina@brisabr.com.br até a próxima sexta-feira, dia 19 de maio.

Quem foi selecionado/a deve receber um e-mail na próxima semana, solicitando o prosseguimento do cadastro na plataforma de Educação a Distância (EaD).

Etapa de nivelamento

A Etapa de Nivelamento será uma capacitação de 180h, ministrada na modalidade Educação a Distância (EaD). Os temas abordados serão: Lógica de Programação (com prática de programação); Organização de Computadores, Estatística (com prática); Modelagem de Banco de Dados (com prática); Noções de Inteligência Artificial; Noções de Big Data; Noções de Block Chain; Noções de Internet das Coisas; Noções de Realidade Virtual e Ampliada; e Empreendedorismo.

A etapa, que deve iniciar no dia 29 de maio de 2023, também prevê orientações para o desenvolvimento da habilidade de autonomia nos estudo.

Após a etapa de nivelamento, serão selecionados os 40 melhores estudantes (conforme critérios estabelecidos em edital) para participação na segunda etapa do curso: a de Imersão.

Ao final do processo, os/as selecionados/as receberão, em formato de comodato (empréstimo), notebooks com todas as ferramentas necessárias para a capacitação e para o desenvolvimento de programas de computador, além de uma bolsa de estudo mensal no valor de R$ 1.200,00. A manutenção da bolsa é condicionada ao desempenho e comprometimento do/a participante.

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)
cct@ufca.edu.br