UFCA sedia projeto nacional de Residência em TIC. Profissionais e estudantes de áreas tecnológicas, de qualquer instituição, podem participar

Publicado em 28/04/2023. Atualizado em 28/04/2023 às 15h04

UFCA se reúne com representantes da Residência em TIC, em abril de 2023. Foto: Ana Paula Lima - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma das seis instituições, em todo país, parceiras do Projeto Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Pela iniciativa, os/as selecionados/as vão receber capacitação em TI e, posteriormente, participar de uma seleção para comporem equipes locais de TIC. Essas equipes receberão apoio financeiro, pedagógico e instrumental para desenvolverem projetos com foco em demandas de TIC do mercado local.

Para participarem da Residência na UFCA, serão selecionadas até 150 pessoas, entre graduados/as, formados/as em cursos técnicos (níveis médio ou superior) e estudantes de cursos bacharelados ou tecnológicos – todos/as obrigatoriamente em áreas de Tecnologia. Não é obrigatório ser estudante da UFCA para se inscrever.

O endereço do formulário eletrônico está disponível no edital da Residência, publicado na página do Centro de Ciências e Tecnologia no Portal da UFCA (menu “Projetos”, item “Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação”). O prazo para inscrições se encerra no dia 11 de maio de 2023.

Realizadores

Os recursos necessários para a realização da Residência em TIC vêm do Ministério da Ciência, Tecnologia e inovações (MCTI) e serão coordenados pela Softex: uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) da área de Tecnologia e Inovação.

Já a capacitação em si está a cargo da empresa de TI Brisa – Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, em parceria com as instituições-sede. A Brisa é reconhecida pelo MCTI como um instituto de pesquisa. Assim, a instituição também atua em projetos com incentivo governamental, como é o caso da Residência em TIC.

Nesta quinta-feira, 27 de abril de 2023, representantes da Brisa estiveram no campus Juazeiro do Norte da UFCA para debater detalhes do projeto com integrantes do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), da Diretoria de Articulação e Relações Institucionais (Diari) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA).

Em todo país, também participam da Residência em TIC instituições sediadas em São Paulo (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), no Rio de Janeiro (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), no Distrito Federal (Universidade de Brasília), em Santa Catarina (Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina) e em Roraima (Município de Boa Vista).

Etapa de Nivelamento e Etapa de Imersão

A Residência em TIC prevê duas etapas. A primeira, chamada “Etapa de Nivelamento”, será uma capacitação de 180h ministrada na modalidade Educação a Distância (EaD). Os temas abordados serão:

• Lógica de Programação (com prática de programação);
  • Organização de Computadores, Estatística (com prática);
  • Modelagem de Banco de Dados (com prática);
  • Noções de Inteligência Artificial;
  • Noções de Big Data;
  • Noções de Block Chain;
  • Noções de Internet das Coisas;
  • Noções de Realidade Virtual e Ampliada;
  • Empreendedorismo.

A etapa também prevê orientações para o desenvolvimento da habilidade de autonomia nos estudo.

Após a etapa de nivelamento, serão selecionados os 40 melhores estudantes (conforme critérios estabelecidos em edital) para participação na segunda etapa do curso: a de Imersão.

A seleção será feita por meio de uma prova on-line, que vai buscar avaliar os conhecimentos adquiridos pelo/a estudante e sua capacidade de resolução de problemas. A etapa de imersão será em formato híbrido (parte presencial e parte on-line), na qual os/as estudantes vão receber desafios para desenvolverem as respectivas soluções.

Os/As selecionados/as receberão, em formato de comodato (empréstimo), notebooks com todas as ferramentas necessárias para a capacitação e para o desenvolvimento de programas de computador, além de uma bolsa de estudo mensal no valor de R$ 1.200,00. A manutenção da bolsa é condicionada ao desempenho e comprometimento do/a participante.

A etapa de nivelamento tem previsão de início para o dia 29 de maio de 2023. Já a prova para a segunda etapa, de imersão, será realizada em 25 de julho de 2023.

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)
cct@ufca.edu.br