Solicitação de matrícula presencial para classificados no SiSU/UFCA 2021.2 ocorre entre 23 e 25 de fevereiro de 2022. Edições anteriores serão convocadas posteriormente

Publicado em 21/02/2022. Atualizado em 25/02/2022 às 18h28

Com a volta das rotinas administrativas presenciais (link para uma nova página) na Universidade Federal do Cariri (UFCA), será possível realizar a etapa de solicitação presencial de matrícula referente à edição 2021.2 do Sistema de Seleção Unificada na Universidade (SiSU/UFCA). A solicitação presencial de matrícula do SiSU/UFCA 2021.2 será entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2022, para candidatos com status “classificado” nos resultados pós-recursos da seleção (Chamada Regular e Lista de Espera). Esses candidatos deverão comparecer ao campus onde funciona seus respectivos cursos e apresentar os originais da documentação enviada digitalmente na etapa de pré-cadastro (link para uma nova página), sob pena de exclusão do processo seletivo para ingresso na instituição.

Os dias e horários disponíveis, no entanto, vão variar de acordo com o expediente de cada coordenação. Os ingressantes classificados na edição 2021.2 serão notificados sobre a solicitação presencial de matrícula pelo e-mail cadastrado no início do processo seletivo. Na convocação, haverá o dia e o horário de comparecimento à respectiva coordenação.

Todas as instruções pertinentes à solicitação presencial de matrícula do SiSU/UFCA 2021.2 estão descritas na Convocação (link para uma nova página), publicada nesta segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, na página dedicada ao SiSU no Portal da UFCA (link para uma nova página).

Após essa apresentação presencial, os candidatos cuja documentação estiver em conformidade com as exigências do edital 2021.2 (link para uma nova página) terão matrícula deferida, o que constará no resultado final do processo seletivo. Esses candidatos, com exceção dos postulantes ao curso de Medicina, poderão assistir às aulas de seus cursos, presencialmente, a partir de 7 de março de 2022.

No caso do curso médico, considerando a carga horária da formação e a grande quantidade de atividades práticas, foi preciso elaborar calendário específico de atividades acadêmicas para o campus Barbalha, onde funciona o curso. Dessa forma, o período letivo 2021.1, já encerrado nos campi Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo, continua em Barbalha, com previsão de término para abril de 2022. Lá, o período 2021.2 só terá início em maio deste ano.

Assim, os ingressantes na UFCA em 2021.2 pelo curso de Medicina deverão apresentar sua documentação presencialmente no período de 23 a 25 de fevereiro, assim como os candidatos aos demais cursos na mesma edição do SiSU, mas deverão aguardar o início das aulas do período letivo 2021.2 no campus Barbalha.

Edições Anteriores do SiSU/UFCA ainda convocarão candidatos para solicitação de matrícula presencial

Em razão da necessidade de distanciamento social para contenção da pandemia de covid-19, até 21 de fevereiro de 2022, ainda não foi realizada a verificação presencial de documentos enviados digitalmente durante o pré-cadastro de quatro edições do SiSU/UFCA: 2020.1 (candidatos reclassificados), 2020.2, 2021.1 e 2021.2. No caso das três primeiras edições citadas, para que os ingressantes pudessem assistir às aulas remotas – implementadas excepcionalmente na UFCA enquanto não havia condições sanitárias para o desenvolvimento de atividades acadêmicas presenciais –, houve a chamada “matrícula presumida” (link para uma nova página), pela qual os estudantes passaram a ter status “ativo” no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA). O Sigaa/UFCA (link para uma nova página) é um sistema pelo qual os discentes têm acesso a serviços como emissão de histórico na Universidade, de declaração de matrícula e de solicitação de matrícula nas disciplinas de seus cursos.

Para evitar aglomerações nos campi da Universidade, os discentes que tiveram suas matrículas presumidas serão convocados em outro momento para apresentação presencial de documentos.

Pró-Reitoria de Graduação
Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA)
sisu@ufca.edu.br