Saiba como fica o funcionamento dos RUs, das bibliotecas, dos auxílios estudantis e da cantina nos campi da UFCA

Publicado em 04/03/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h22

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA. Imagem feita em 2019, antes da pandemia da covid-19

Depois de dois anos (link para uma nova página), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) retoma as aulas presenciais na próxima segunda-feira, dia 7 de março de 2022, em todos os campi. Espaços coletivos, como refeitórios universitários e bibliotecas, voltarão ao funcionamento regular com restrições de acesso e/ou capacidade reduzida, a fim de atender aos protocolos de biossegurança para reduzir o risco de contaminação por covid-19.

Refeitórios universitários

As unidades dos refeitórios universitários (RUs) dos campi Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha voltarão a funcionar na próxima segunda-feira, dia 7. O campus Brejo Santo também terá um RU disponível para alimentação da comunidade acadêmica, com início do funcionamento previsto para o dia 14 de março de 2022.

Todas as unidades servirão refeições na modalidade self-service, com regras de distanciamento (capacidade reduzida) e horário ampliado. Para estudantes de graduação com subsídio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a refeição custará R$ 2. Para os demais alunos de graduação, será no valor de R$ 3.

No caso dos estudantes de pós-graduação da UFCA, a Câmara Acadêmica aprovou nesta quinta-feira, dia 3 de março de 2022, uma resolução pela qual a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) viabilizará um subsídio para discentes com renda per capta familiar de até 1,5 salário mínimo. Quando a medida entrar em vigor, esses estudantes acessarão refeições nos RUs pagando tarifa de R$ 3.

Outros usuários pagarão o valor integral. Em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, a refeição custará R$ 11,80. Em Brejo Santo, o valor pago será de R$ 11,40. Confira abaixo o horário de funcionamento do RU de cada campus:

Os estudantes que ainda não têm o cartão de acesso ao RU podem procurar atendimento nos dias e locais definidos, apresentando documento de identificação com foto. Também é preciso estar regularmente matriculado, com cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA).

Em Juazeiro do Norte, o atendimento será das 9h às 13h e das 16h às 19h (Sala de Reuniões, Bloco I, 3º andar), entre 7 e 11 de março. Em Crato e Barbalha, das 8h às 11h (Guichê de Recargas do campus), entre 7 e 11 de março. Em Brejo Santo, os estudantes podem procurar entre os dias 9 e 11 de março, das 11h às 14h e das 15h às 16h (Guichê de Recargas do campus).

Bibliotecas

As bibliotecas de todos os campi voltarão a funcionar com distanciamento de 1 metro entre as pessoas e limite de lotação. Durante a permanência na sala, o uso de máscara é obrigatório, não podendo o estudante, por exemplo, realizar refeições no local. Os usuários devem dar preferência à utilização de máscaras descartáveis, do tipo PFF2/N95. Se não for possível, usar máscaras cirúrgicas e, na ausência dessas, as de tecido com tripla camada.

Durante a primeira semana de retorno, o acervo estará restrito aos servidores que trabalham nas bibliotecas. Quem precisar ter acesso a alguma obra deverá pedir aos servidores que levarão até o usuário o livro solicitado. As bibliotecas estarão abertas das 8h às 17h (Crato e Barbalha), das 8h às 22h (Juazeiro do Norte) e das 13h às 22h (Brejo Santo).

Mesmo com o retorno presencial, o Sistema de Bibliotecas continuará atendendo por meio de telefone e e-mail. Os contatos estão disponíveis no Portal da UFCA (link para uma nova página)

Auxílios estudantis

A UFCA, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA), oferece uma série de auxílios que podem ser solicitados pelos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação. A intenção é contribuir com a permanência dos estudantes na instituição. Com o retorno presencial, os auxílios permanecem sendo disponibilizados regularmente.

Atualmente, a Prae/UFCA conta com os seguintes benefícios: Auxílio Alimentação, Auxílio Creche, Auxílio Emergencial, Auxílio Financeiro a Eventos, Auxílio Inclusão Digital, Auxílio Moradia, Auxílio Óculos, Auxílio Transporte e Auxílio Tecnologia Assistiva. Para saber mais informações sobre cada um deles, acesse a página Auxílios, no Portal da UFCA (link para uma nova página).

Cantina campus Juazeiro do Norte

A cantina do campus Juazeiro do Norte também voltará a funcionar no dia 7 de março. O serviço estará disponível das 7h às 22h. Os demais campi ainda não oferecem cantina.

ERRATA: a versão original desta matéria incluía discentes de pós-graduação no conjunto de usuários dos Refeitórios Universitários que pagam valor integral na tarifa para acesso a refeições. No dia 3 de março de 2022, a Câmara Acadêmica aprovou uma resolução em que a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) viabilizará um subsídio para estudantes de pós-graduação da UFCA com renda per capta de a´te 1,5 salário mínimo. Quando a medida entrar em vigor, esses estudantes acessarão refeições nos RUs pagando tarifa de R$ 3. A informação foi corrigida.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA)
prae@ufca.edu.br

Sistema de Bibliotecas