Residência em TIC na UFCA lança novo edital com 250 vagas

Publicado em 19/10/2023. Atualizado em 19/10/2023 às 10h11

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA.

Após o ingresso da primeira turma da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participante do projeto nacional de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), foi lançado, no último dia 13 de outubro de 2023, um novo edital, para a segunda turma da iniciativa.

O projeto de Residência em TIC é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado pela Softex: uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) da área de Tecnologia e Inovação, e a capacitação fica a cargo da empresa de TI Brisa – Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação.

No início deste ano, 2023, a UFCA firmou parceria com o Projeto de Residência em TIC e ofereceu 150 vagas para possíveis participantes na instituição. O novo edital, recém-lançado, prevê 250 vagas.

A participação no projeto é possível para graduados/as, formados/as em cursos técnicos (nível médio ou superior) e estudantes de cursos bacharelados ou tecnológicos, todos obrigatoriamente em áreas de Tecnologia. Não é obrigatório possuir vínculo estudantil com a UFCA para realizar inscrição no edital.

A inscrição na segunda turma da Residência em TIC na UFCA deve ser realizada via formulário eletrônico e estará disponível até o dia 15 de novembro de 2023. O edital para participação e o endereço do formulário eletrônico para inscrição estão disponíveis na página do Centro de Ciências e Tecnologia no Portal da UFCA

Durante a residência, são previstas duas etapas: a primeira é uma “Etapa de Nivelamento em Computação Básica”, com 180h de duração e com uma prova final que determinará a participação do estudante na segunda etapa, que é a “Imersão em Computação Avançada”.

Essa etapa é destinada aos quarenta estudantes melhor classificados na etapa anterior. Os classificados conquistam uma bolsa de estudos de R$ 1.200,00 e o empréstimo de um notebook.

Residência em TIC

Segundo o coordenador do projeto de Residência em TIC na UFCA, professor Rafael Perazzo, a experiência da primeira turma (que ainda está em andamento) está sendo proveitosa e espera ainda mais da segunda turma: “Apesar das dificuldades iniciais, a experiência tem sido bastante positiva. [Estamos vendo] Muito aprendizado e disciplina por parte dos alunos. Esperamos triplicar o número de estudantes certificados e melhorar a experiência com a plataforma EaD”, disse o professor.

O docente ainda falou sobre as vantagens de uma Residência como a ofertada na UFCA para a carreira dos estudantes: “Os estudantes entram em contato com assuntos atuais da Computação e podem trabalhar em projetos de TI na prática com empresas, o que enriquece bastante o portfólio dos envolvidos”, disse Perazzo.

O estudante Wanderley Beserra, atualmente no 9º semestre do curso de Ciência da Computação na UFCA, é um dos participantes da primeira turma da Residência em TIC, atualmente na etapa de imersão. Wanderley considera que “[a Residência] é uma ótima oportunidade para mostrar para a nossa região o que a gente pode e é capaz [de fazer]. A área de computação é bem ampla e está em alta, e na UFCA temos uma turma excelente”.

Estudante Wanderley Beserra. Foto: Acervo pessoal.

Perguntado sobre o impacto, Wanderley fala sobre o aproveitamento e o trabalho durante a Residência: “Fico feliz por fazer parte dessa Residência em TIC, por me enturmar com o pessoal, por fazer networking, por participar constantemente na resolução dos desafios diários e por ver cada etapa de um projeto de verdade se encaminhado para o uso real no mercado. Estou dando o meu melhor, curtindo cada etapa por que estamos passando, e a sensação que fica para mim é a vontade de entrar no mercado de trabalho e de me provar cada vez mais”.

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)
cct@ufca.edu.br