Projeto de extensão da UFCA sobre educação fiscal nas escolas é finalista de prêmio nacional

Publicado em 09/10/2023. Atualizado em 09/10/2023 às 11h36

Foto: Arquivo projeto

Com o objetivo de conscientizar estudantes de escolas públicas da região do Crajubar (Crato-Juazeiro do Norte-Barbalha) sobre educação fiscal, o projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), intitulado “Compreendendo a Educação Fiscal para Exercício da Cidadania”, é um dos três finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A premiação será anunciada em solenidade realizada em Brasília no dia 30 de novembro de 2023.

Na categoria Instituições, concorreram 59 entidades de todo o Brasil. Junto à UFCA, também estão como finalistas um projeto de educação fiscal da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um projeto de cidadania financeira da Prefeitura de Municipal de Chuvisca (RS). A premiação é realizada pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

Projeto

Coordenado pelo professor Milton Jarbas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), o projeto promove encontros semanais nas escolas atendidas para debater educação fiscal, serviços públicos, tributação, ética e cidadania. A ação, por meio de aulas expositivas e momentos lúdicos que duram cerca de duas horas, pretende fortalecer a participação cidadã e o desenvolvimento sustentável da região do Cariri.

“Espera-se que a realização do curso sobre educação fiscal possibilite uma mudança cultural nas ações discentes e o conhecimento mais amplo sobre a importância da utilização dos tributos na elaboração de políticas públicas que atendam às necessidades sociais”, ressaltou o professor Milton Jarbas.

Este ano as atividades estão ocorrendo com estudantes do nono ano das escolas Edvard Teixeira Férrer, em Juazeiro do Norte, e Dom Quintino, em Crato. O professor Milton Jarbas informou que também está em negociação a participação de uma escola pública do município de Barbalha. Ano passado o projeto atendeu estudantes do sexto ano, na escola Dona Odorina Castelo Branco Sampaio, em Juazeiro do Norte.

Foto: Arquivo – projeto

Ao trabalhar com discentes do ensino fundamental II, a ação, conforme Milton Jarbas, pretende também fornecer uma base sólida de conhecimentos e valores que podem ser levados adiante na trajetória educacional e na atuação como cidadãos/ãs, permitindo a inserção política nas decisões da sociedade em que estão inseridos/as.

O professor destaca ainda que o projeto impacta toda a comunidade escolar, envolvendo educadores, gestores e familiares. “Essa abrangência mais ampla contribui para fortalecer a parceria entre escola e comunidade, criando um ambiente propício para a disseminação dos conhecimentos e valores relacionados à educação fiscal”, comentou.

Importância para a UFCA

O projeto também é enriquecedor para a aprendizagem dos/as estudantes da UFCA. As atividades são planejadas, organizadas e ministradas por estudantes bolsistas e voluntários dos cursos de Administração Pública e Ciências Contábeis, sob a supervisão do professor Milton Jarbas.

Atualmente conta com a participação dos/as estudantes: Luan Gomes da Silva (bolsista) e Mairla Santos de Alencar, José Henrique Ribeiro Amorim, Maria Eduarda Moreira de Caldas, Salomão Arrais Sampaio e Vicente Hudson Sousa Pereira (voluntários/as).

Para Milton Jarbas, o prêmio fortalece o importante trabalho que vem sendo desenvolvido na região do Cariri. “Isso vem coroar, a nível nacional, o que a gente está desenvolvendo. Esperamos conseguir estar em primeiro lugar, mas, mesmo que não estejamos, já foi uma vitória muito grande termos chegado à final”, ressaltou.

O professor destacou ainda a projeção nacional que a UFCA teve com a premiação. “A nível nacional é um destaque para uma universidade nova como a UFCA estar entre os finalistas. Demonstra a importância dos pesquisadores e dos estudantes da Universidade no envolvimento com essa temática”, frisou.

Com informações do site do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2023

Centro de Ciências Sociais Aplicadas