“As dificuldades de recomposição orçamentária para as Ifes serão o maior desafio a ser enfrentado”, diz titular da Proplan/UFCA, agora à frente do Forplad Nacional

Publicado em 30/11/2023. Atualizado em 30/11/2023 às 20h45

Professor Juscelino Silva é eleito presidente do Forplad 2024-2025. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Nesta quinta-feira, 30 de novembro de 2023, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) elegeu como presidente, para o biênio 2024/2025, o professor Juscelino Silva, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O Forplad, de forma resumida, busca debater soluções para as Instituições de Ensino Superior (Ifes), na área de Planejamento e Administração, sendo também uma instância de intercâmbio de experiências entre as instituições representadas.

Graduado (2001), mestre (2004) e doutor (2007) em Matemática, professor Juscelino é docente da UFCA desde 2014, com passagens pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) e pela Vice-Reitoria da Universidade. Juscelino é membro do Forplad desde que ingressou na Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFCA, em 2019, já tendo atuado como coordenador da Comissão de Modelos Matemáticos (maio de 2020 a fevereiro de 2022), como coordenador do Forplad da Regional Nordeste (2022-2023) e como vice-coordenador da Comissão de Modelos Matemáticos (2022/2023). O docente da UFCA já foi indicado, em diferentes oportunidades, para ser porta-voz da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), junto à imprensa, em assuntos relacionados a Planejamento e Administração.

“O planejamento é peça fundamental para o sucesso em qualquer temática da nossa vida. Seja pessoal ou profissional. Quando se trata de uma ação complexa e que envolve diversos atores, como é o caso da Educação Superior das Ifes, tudo fica mais complexo ainda, mas acreditamos que, com os esforços de todos e com a boa vontade dos governantes, conseguiremos promover diversas melhorias para esse patrimônio do povo brasileiro que são as Universidades Públicas Federais”, afirma o novo presidente do Forplad.

Conforme o docente da UFCA, a pressão orçamentária em torno das Ifes vem crescendo, nos últimos anos, com a defasagem do chamado orçamento discricionário de cada uma delas, que é o voltado para despesas não obrigatórias. É com esse orçamento que a Universidade arca com despesas de custeio (como serviços terceirizados) e de investimento (em obras ou equipamentos).

De acordo com professor Juscelino, diante desse contexto, a eleição para a presidência do Forplad é recebida “como um desafio imenso”, apesar de também ser “uma honra enorme”: “As dificuldades de recomposição orçamentária para as Ifes serão o maior desafio a ser enfrentado [pelas instituições]. Hoje, para igualar as condições [orçamentárias] de 2019 (razoáveis), em termos de inflação, precisaríamos de um orçamento discricionário por volta de R$ 8 bilhões, mas temos algo em torno de R$ 6 bilhões. Isso falando de Planejamento 2024”, afirma.

Eleição Forplad

Para ser membro do Forplad, é necessário ser titular de uma Pró-Reitoria de Planejamento e/ou de Administração, em alguma das Ifes. Assim, professor Juscelino irá conciliar as atividades na Proplan/UFCA com as de presidente do Fórum.

A eleição para a presidência ocorre a cada dois anos, no último fórum do ano em que termina o biênio da gestão anterior. Como a gestão de Franklin Matos Silva Júnior, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi no biênio 2022-2023, a eleição para a próxima gestão ocorreu durante reunião do Forplad realizada nesta semana, em Ilhéus-BA, pela UFSB.

O Forplad Nacional é dividido em regionais, que representam as cinco regiões do país. Cada uma delas apoia uma candidatura para a presidência nacional, para posterior votação, se necessária. “Todas as regionais decidiram apoiar o indicado pela regional Nordeste. Logo, a eleição foi por unanimidade”, explica professor Juscelino, já eleito.

Ainda de acordo com o docente, mesmo com pouco tempo de trajetória universitária, a UFCA tem sido destaque em alguns assuntos relativos à gestão administrativa: “Orçamento, Transparência e Gestão de Riscos são alguns exemplos. Essa eleição é um reconhecimento de todos os pró-reitores e pró-reitoras de Planejamento e Administração do Brasil, em relação à dedicação e ao compromisso da UFCA junto ao fórum”, disse.

Gestão na Proplan/UFCA

À frente da Proplan/UFCA, Juscelino tem se destacado pelo uso e difusão de painéis em BI na instituição. Business Intelligence (BI) é um termo amplo que abrange diferentes processos e ferramentas que objetivam tornar os dados de uma organização mais acessíveis aos seus integrantes, de modo que, a partir deles, sejam tomadas melhores decisões. Alguns processos em BI incluem mineração de dados (procura de padrões para previsão de resultados), relatórios, consultas, preparação de dados e visualização.

“A gestão orçamentária com uso de painéis em BI foi algo pioneiro da UFCA. Hoje, praticamente todas as Ifes fazem algo semelhante”, explica o novo presidente do Forplad.

Conforme professor Juscelino, outra prática da UFCA bem-vista pelas demais Ifes é a integração entre o Planejamento Orçamentário e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI 2025). De elaboração obrigatória, PDI é um documento que identifica uma Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua razão de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que já desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
proplan@ufca.edu.br