Aprovado PDI UFCA 2025

Publicado em 15/12/2022. Atualizado em 15/12/2022 às 18h59

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025 da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi aprovado em reunião do Conselho Universitário (Consuni/UFCA) realizada na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro de 2022. PDI é um documento que identifica uma Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua razão de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que já desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

O PDI UFCA 2025 – elaborado por toda a Universidade sob condução da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) – efetiva a legislação atualmente em vigor, como a Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O artigo 3º dessa lei diz que a avaliação das IES terá por objetivo “identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais”. Entre elas, está obrigatoriamente o PDI (inciso I).

Além dessa lei, o Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, elenca a apresentação de um PDI entre os documentos necessários para requisição de credenciamento/recredenciamento de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) junto ao Ministério da Educação (MEC).

O PDI de uma IES deve conter, por exemplo, os resultados do PDI anterior (se houver), o perfil institucional (histórico, missão, visão e valores etc.), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), os cursos ofertados pela instituição, o perfil do corpo docente e do corpo de servidores técnico-administrativos, as políticas de atendimento aos discentes, a infraestrutura da instituição, o seu plano de gestão de riscos e a sua autoavaliação institucional.

Planejamento e construção do PDI

Na UFCA, os trabalhos de planejamento e elaboração de projeto do PDI 2025 começaram em 2020, quando toda a Universidade avaliou o Plano de Desenvolvimento institucional anterior, o PDI UFCA 2020. Já no no primeiro semestre de 2021, com a aprovação da Agenda Estratégica UFCA 2025 pelo Comitê de Governança da instituição, teve início a elaboração do documento em si (também composto pelo perfil institucional, pelo PPI vigente e pelas Políticas de Governança e Gestão).

O titular da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE-Proplan/UFCA), Ildisvan de Araújo, apresentou o processo de planejamento e de construção do PDI UFCA 2025 aos conselheiros, antes de o relator da matéria no Consuni/UFCA, o pró-reitor de Administração da UFCA, Silvério Freitas, ler o seu relato. De acordo com Ildisvan, a oficialização do PDI UFCA 2025 (aprovado no Conselho apenas neste ano de 2022, apesar de já estar sendo efetivado por meio dos planejamentos setoriais desde o ano passado) é importante para os encaminhamentos de toda a instituição.

O reitor da UFCA, Ricardo Ness, presidente do Consuni/UFCA, recordou a elaboração do PDI anterior da Universidade, ressaltando a importância de o documento elaborado não se tornar “uma folha morta”: “O PDI é um instrumento de extrema importância para qualquer Instituição de Ensino Superior. É um instrumento fundamental de gestão pública, de transparência, que caracteriza a instituição quanto à sua razão de trabalhar e à sua estrutura organizacional. É também um documento essencial para o credenciamento e recredenciamento das instituições. Então, é importante que ele seja efetivado na UFCA”, disse.

Conforme o relato do prof. Silvério, a principal finalidade do PDI é “produzir conhecimento sobre o ambiente no qual a instituição está inserida e conferir maior racionalidade às ações da Universidade, no alcance da sua visão de futuro e no cumprimento da sua missão e objetivos institucionais”.

O docente também lembrou, no relato, a publicação da Instrução Normativa Nº 24/2020, segundo a qual, a partir de 2021, cada órgão e entidade da administração pública federal deverá revisar (e, se necessário, atualizar), pelo menos uma vez por ano, o seu Plano Estratégico Institucional (PEI). O PEI é um documento com vigência maior que um PDI (10 anos) que detalha a estratégia da UFCA, bem como a especificação do processo e da metodologia utilizada para sua elaboração e acompanhamento. Com as constantes mudanças de cenário, observou-se a necessidade de atualizar o PEI (e assim todos os instrumentos de gestão da Universidade) mais frequentemente: “[Assim, é possível que], na revisão a ser realizada ao final do ano de 2025, possam ser reavaliadas a necessidade e a oportunidade de prorrogação da vigência atual do PDI UFCA 2025”, disse.

Presente na reunião desta manhã, o titular da Proplan/UFCA, Juscelino Silva, destacou a ampla participação da comunidade acadêmica no processo de construção do novo PDI da UFCA: “Pode parecer que foi muito tempo [do planejamento à aprovação do PDI no Consuni/UFCA], mas a intenção foi proporcionar maior participação, ouvir a comunidade acadêmica e, mais especificamente, os gestores envolvidos em cada objetivo listado no PDI, de forma que eles pudessem opinar e ajudar a construir o documento”, disse.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE-Proplan/UFCA)
cpge.proplan@ufca.edu.br