Prograd/UFCA divulga publicação dos anais de todas as edições do SemiProEnsino

Publicado em 01/08/2023. Atualizado em 01/08/2023 às 15h11

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) divulgou nesta terça-feira, 1° de agosto de 2023, a publicação dos anais do Seminário dos Programas Acadêmicos de Ensino (SemiProEnsino) referentes aos anos de 2019 a 2022.

Os anais estão disponíveis na Plataforma Ebooks/UFCA e reúne trabalhos realizados pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Iniciação à Docência (PID), Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (RP).

Sobre o evento

O Seminário dos Programas Acadêmicos de Ensino (SemiProEnsino) busca viabilizar a participação de estudantes vinculados aos Programas Acadêmicos de Ensino com a apresentação de relatos de experiências de suas atividades e proporcionar um espaço para diálogo e compartilhamento das experiências pedagógicas entre professores e estudantes de graduação da UFCA.

A quinta edição do evento ocorre entre os dias 27 de novembro e 1° de dezembro de 2023. A Prograd/UFCA ressalta que em breve os editais para envio dos trabalhos e cadastro de atividades será disponibilizado.

Edições anteriores do SemiProEnsino

A primeira edição do SemiProEnsino foi realizada em 2019 com o tema “relatos de experiências pedagógicas: metodologias ativas e tecnologias inovadoras no ensino superior da UFCA”. A primeira edição contou com 69 resumos expandidos e 64 resumos simples. Os resumos simples não foram compilados no ebook.

No ano de 2021, ocorreram dois eventos, sendo que na segunda edição, referente às experiências do ano anterior (2020), foi o ano que mais teve resumos – 125 no total. Com o tema “as ressignificações em tempos de pandemia”, as apresentações dos trabalhos foram realizadas de forma remota pelo canal da Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade de Ensino no YouTube

A terceira edição, sob o tema “resiliência para a aprendizagem”, contou com 98 trabalhos apresentados em sessões em salas virtuais. Em 2022 foram 100 trabalhos enviados e o tema da edição era “Possibilidades à Aprendizagem”.

O grande número de trabalhos comprova a importância dos programas acadêmicos, tendo em vista o engajamento, a inovação e a proatividade dos discentes e docentes na busca por diferentes métodos para o desenvolvimento da aprendizagem.

Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade de Ensino
cfor.prograd@ufca.edu.br