Ocupação da Residência Acadêmica – Campus Juazeiro do Norte

Publicado em 18/10/2019. Atualizado em 18/10/2019 às 10h08

A Diretoria de Infraestrutura da Universidade Federal do Cariri (Dinfra/UFCA) informa que seguindo as orientações e definições registradas na ata da terceira reunião ordinária do Conselho Universitário (Consuni/UFCA), foram iniciadas as obras de mudança parcial do uso da residência universitária como espaço administrativo para os estudantes.

Foram realizadas, ainda, duas reuniões com todos os representantes dos grupos estudantis e constatada a necessidade de espaços para alocar 13 centros acadêmicos, 1 DCE, 9 empresas juniores, 8 projetos de extensão, 3 programas de extensão, 2 PETs e 1 programa acadêmico. Após as obras de adaptações a edificação terá um total de 44 salas, sendo 22 salas duplas e 22 salas simples. Além de 37 quartos para mobilidade acadêmica no terceiro piso, sendo 36 quartos duplos ( com duas camas) e um quarto acessível (com uma cama).

Foi aprovada a proposta de divisão igualitária de 14 salas administrativas por centro (sendo 7 salas duplas e 7 salas simples). Empresas Junior, PET e programa de extensão ficaram com salas duplas. Três salas duplas também para abrigar os monitores por centro (monitorias CCT, CCSA e IISCA), ou seja uma sala dupla por monitores por centro. Ficou acordado uma sala simples para cada C.A. Inicialmente, as salas estarão interligadas por banheiros até uma nova licitação de adaptação. Até então os CA’s serão agrupados por afinidade de Centro em pares.

A previsão de conclusão das adaptações ficou para dezembro, desta forma, os grupos poderão iniciar a ocupação no início do próximo semestre. Durante as obras as camas de gesso e alvenarias se fragmentaram facilmente não podendo ser reaproveitadas como mesas, sendo necessário a previsão futura de aquisição de mobília.

Ficou como sugestão a criação de um estatuto para regulamentar o uso, ou seja, com relação a cessão e renovação da permissão para uso do espaço, regras gerais de uso. Essa etapa, bem como gestão do espaço será conduzida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA).