Lançada a terceira edição de número 2 (dois) de 2022 da Araripe Revista de Filosofia – Modos de subjetivação contemporâneos: Crítica e Clínica

Publicado em 09/06/2023. Atualizado em 12/06/2023 às 10h26

Capa: Lázaro Almeida Galvão. Fonte: Estudo sobre o Ocre (DILACERDA, Lucas, 2018).

Foi lançada nesta primeira semana do recorrente mês a terceira edição de número 2 (dois) de 2022 da Araripe Revista de Filosofia. Os interessados no acesso aos textos para estudos deverão acessar a plataforma Periódicos UFCA.

Sob a direção do Prof. Nilo Silva (UFCA), o periódico digital foi criado no final do ano de 2021, apesar das dificuldades da fase inicial de estruturação da Revista. Segundo ele, vêm aos poucos trabalhando na sua indexação, junto aos órgãos nacionais e internacionais. Conta ainda que no presente momento obtiveram o Digital Object Identifier (DOI), o indexador Latindex e a inclusão na lista de Periódico da Capes, já se encontrando no Sistema Qualis, ainda que na fase exordial.

De acordo com o Expediente da Revista, esta nova edição foi organizada pelos docentes da UFCA, a Profa. Regiane Lorenzetti Collares, o Prof. Fernando Sepe Gimbo e o Prof. Luís Celestino de França Júnior. Contou com a colaboração de alguns pesquisadores do próprio Curso de Filosofia da UFCA, também com a colaboração de vários pesquisadores de outras universidades, nacionais e internacionais – a todos os nossos agradecimentos pelo trabalho de qualidade e difusão do nome de nossa Universidade –, diz Nilo Silva.

De acordo com o Editorial da Revista, a nova edição nasce com o propósito de abordar em diversas perspectivas filosóficas a temática “Modos de subjetivação contemporâneos: Crítica e Clínica”. De modo similar, a temática da Revista faz alusão ao livro homônimo do filósofo Gilles Deleuze, lançado na França em 1993. Cabe o destaque das dimensões críticas e clínicas das subjetividades, não apenas “as variações atualizadas de pensamentos que se dão no encontro da filosofia com o “fora”, com o que nos afeta, mas também apresentar  textos  que  pretendem interpelar  a constituição  de  subjetividades  contemporâneas,  impelindo-nos  à  criação  incessante de sentidos, a irmos em busca de uma linguagem ainda inaudita”.

O intuito da Revista Araripe é oferecer a comunidade universitária brasileira textos acadêmicos de autoras e autores com diferentes formações e trajetórias, que buscam contribuir no debate para o repúdio e enfrentamento, dentro e fora dos ambientes institucionais, da reprodução de violências de gênero, raciais e do sufocamento de devires minoritários”.

A nova edição do periódico conta com 8 (oito) textos, sendo uma tradução, 6 (seis) artigos originais e 1 (uma) nota de aula. Ao todo, 10 (dez) autores(as) de instituições de ensino diversas que assinam os manuscritos.

Chamadas e submissões

A Araripe Revista de Filosofia (ISSN: 2675-6897) é eletrônica e terá periodicidade semestral, aceitando textos, a qualquer momento, em fluxo contínuo. Os interessados na submissão deverão realizar o cadastro na plataforma da Revista.

Doutores e doutorandos pesquisadores poderão submeter artigos, resenhas e traduções. Todas as submissões serão submetidas a dois revisores ad-hoc, antes da avaliação do corpo editorial da Revista.

Araripe Revista de Filosofia
araripe.filosofia@ufca.edu.br