Ação da Seace/UFCA, em parceria com Sibi/UFCA, doa livros acessíveis para escola pública

Publicado em 23/06/2022. Atualizado em 24/06/2022 às 14h15

No último dia 15 de junho a secretaria de acessibilidade (Seace/UFCA) em parceria com o Sistema de Bibliotecas (Sibi/UFCA) realizaram a doação de livros acessíveis à escola EEMTI Figueiredo Correia, em Juazeiro do Norte. A ação foi resultado da articulação com a CREDE 19, por meio do servidor técnico João Neto, que buscou o dialogo e informações necessárias junto a escola beneficiada.

A ação faz parte do projeto de extensão “Doação de livros acessíveis”, que objetiva promover o acesso a obras literárias a pessoas com deficiência visual na região do Cariri. No total foram entregues 86 livros, sendo 62 em áudio, 10 com fonte ampliada e 14 em braille.

A professora Luzia Neta Dantas Andrade, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), elogiou a iniciativa  e destacou com alegria a obtenção desses objetos. “Ficamos extremamente felizes por sermos agraciados com a doação desse material riquíssimo,  livros em braille e em tinta ampliado, material que vai ser utilizado não só  por nossa aluna que tem baixa visão,  mas que será acessível para toda a comunidade escolar, pois a riqueza desse material oferecerá conhecimento a todos. Momento ímpar de muita significação e relevância que nos trouxe muita alegria.”

Imagem de duas pessoas. Uma jovem está sentada, ela tem cabelo cacheado loiro, utiliza óculos e veste uma blusa branca ao seu lado em pé há uma mulher loira de cabelo cacheado e veste uma blusa azul.
Professora Luzia ao lado da estudante Letícia

Uma das mais beneficiadas foi a estudante do 1º ano do Ensino Médio, de 17 anos, Letícia Santana Bringel, que possui perda total da visão do olho esquerdo, e acuidade visual de 10 a 15 por cento do olho esquerdo.

Para ela é uma grande oportunidade  ter acesso a esse material “Os livros são de grande importância, pois não encontro com facilidade obras acessíveis para pessoas com deficiência visual”, citando também o sonho de entrar no ensino superior  no curso de Direito.

A imagem contém duas pessoas em pé, as duas dialogam. À esquerda uma jovem de cabelos cacheados, blusa branca segura alguns livros, enquanto isso a sua  direita há uma mulher  interagindo com ela. Ela tem cabelos, logos e castanhos, usa óculos e está vestindo uma blusa azul.
A estudante Leticia, à esquerda, e Alseni, servidora da UFCA, à direita

Conforme Alseni Silva, chefe da Seção de Produção de Materiais Didáticos Acessíveis, os livros acessíveis  são advindos de Instituições Governamentais e filantrópicas, doados à UFCA. Para Jorge do Santos Nogueira, gestor do SIBI, estas obras, por se tratarem de paradidáticos infantis e infanto juvenis, serão melhor aproveitadas pelos estudantes da educação básica que necessitem de materiais didáticos acessíveis.

Durante o evento, David de Nascimento, Gerente da Divisão de Serviços Acessíveis-DSAC,  ressaltou que à UFCA, por meio da SEACE, busca sempre meios de levar acessibilidade e inclusão e que por isso é de grande importância ver os frutos de nosso trabalho também na  comunidade externa, especialmente em uma instituição de educação pública.

Na ação estiveram presentes estudantes da escola e servidores da escola, além de três colaboradores, Bruna Lorony da Silva Guedes, bolsista  do curso de música, Alseni Silva e Samuel Gomes de Melo, ex bolsista e voluntário da SEACE/UFCA.