Aberta votação para escolha do nome das bibliotecas dos campi da UFCA

Publicado em 27/09/2019. Atualizado em 27/09/2019 às 18h18

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri (UFCA) (Sibi/UFCA) abre votação para a escolha do nome das bibliotecas dos campi da universidade. A comunidade acadêmica pode votar a partir desta segunda-feira, 30 de setembro, até o dia 6 de outubro, na Plataforma FORMS UFCA.

Os três nomes que estarão disponíveis para votação foram escolhidos entre os mais sugeridos durante consulta realizada de 9 a 14 de setembro. A seleção dos nomes também seguiu os seguintes critérios da comissão:

1-Atendimento à Lei nº 6.454 de 24 de outubro de 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços, monumentos públicos e dá outras providências;

2-Relevância para a Educação brasileira;

3-Relevância para a Universidade;

4-Relação com as áreas atendidas pelo Campus.

Confira abaixo os nomes que estarão disponíveis para votação:

Biblioteca Campus Barbalha

Marinila Munguba Macêdo

Marinila foi uma das primeiras servidoras a integrar o quadro de docentes do curso de Medicina em Barbalha, à época extensão da UFC no Cariri e que viria depois a integrar a atual UFCA. Foi a segunda docente a exercer o cargo de coordenadora do curso, entre os anos de 2003 e 2005, tendo um papel muito importante na implantação do curso, participando ativamente na vida acadêmica das primeiras turmas. Ministrou as disciplinas de Educação e Medicina, Bioética e Saúde, Trabalho, Cultura e Meio Ambiente, além de ter orientado inúmeros projetos de pesquisa e extensão. Quando adentrou à Universidade, já possuía mestrado em Roma, experiência administrativa como secretária municipal de saúde e experiência acadêmica na Universidade Regional do Cariri, onde teve atuação destacada no Centro de Ciências da Saúde e na implantação de novos cursos, como o de Enfermagem. Afastou-se da atividade docente por motivo de grave doença, mas mesmo com estado de saúde comprometido conseguiu tornar-se doutora pela UFC. Acabou falecendo no ano de 2014. No entanto, seu nome é muito lembrado pelas primeiras turmas, devido ao papel relevante que teve na consolidação dos primeiros anos, na implantação dos convênios com hospitais na região e até em outros estados, possibilitando a consecução dos primeiros campos de prática para o internato médico.

Nise da Silveira

Nise da Silveira (Maceió, 15 de fevereiro de 1905 — Rio de Janeiro, 30 de outubro de 1999) foi uma médica psiquiatra brasileira. Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, revolucionou o tratamento mental no Brasil. Dedicou sua vida a isso, manifestando-se radicalmente contra as formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Nise ainda foi pioneira ao enxergar o valor terapêutico da interação de pacientes com animais.

Marie Curie (1867-1934)

Foi uma das pioneiras no estudo de radioatividade na medicina. Durante a primeira guerra mundial, atuou no estudo de radioatividade com relação a raio-x. Foi a primeira a ganhar dois prêmios Nobel. Lembrada até hoje, Marie, durante sua época, foi exemplo para outras mulheres entrarem em um mundo predominantemente dominado por homens.

Biblioteca Campus Brejo Santo

Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo, à frente de clássicos como Vigiar e Punir de Michel Foucault e O Capital de Karl Marx. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Segundo uma pesquisa envolvendo três estados brasileiros, Paulo Freire é o nome de escola mais comum.

Dos povos Kariris

Os povos ancestrais foram os grandes geradores e guardiões do conhecimento que ainda permeia a nossa sociedade caririense, mesmo que invisibilizados de identidade.

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, 5 de março de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002), foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.

Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego do olho direito por causa do sarampo. Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras do lado do seu irmão mais velho. Aos doze anos, frequentava a escola local, na qual foi alfabetizado por apenas alguns meses. A partir dessa época, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos, recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.

Biblioteca Campus Crato

Biblioteca Maria Albaniza de Oliveira

Maria Albaniza de Oliveira foi a primeira bibliotecária do campus Crato. Durante sua permanência na UFCA contribuiu com o Sistema de Bibliotecas e com o Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), atuando de forma dedicada e comprometida. Faleceu em 2014. Albaniza escreveu livros infantis e de poesia.

Francisco Bernardo Antunes Maciel

Foi ministro dos Negócios do Império, período no qual sua família foi a principal incentivadora da Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática, criada em Pelotas, em 1883, para a qual doaram o edifício da primeira escola de medicina veterinária do Brasil

Eliseu Maciel

A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel foi fundada em 8 de dezembro de 1883, fruto de uma ideia visionária de perpetuação do saber, e tem o curso de Agronomia mais antigo em funcionamento contínuo no Brasil.

Biblioteca do Campus Juazeiro do Norte

Alexandre Moura Barbosa

Graduado em Filosofia pela UECE, mestre pela UFC e doutor pela UNICAMP, destacou-se como estudioso de Descartes e Hegel, tendo publicado sua dissertação pela EDIPUCRS. Foi professor do curso de Filosofia da UFCA, grande intelectual, reconhecido pelo seu amor ao saber e aos livros. Empenhava-se sempre com muito afinco para trazer à luz todo o conhecimento que pudesse passar a todos os seus estudantes. Demonstrou uma gratuidade na relação com o ensino e excelência na atuação como professor e pesquisador. Contribuiu significativamente nas atividades da Biblioteca do campus Juazeiro do Norte. Faleceu em 2017.

Professor Daniel Walker

O professor aposentado e pesquisador de Juazeiro do Norte, falecido recentemente, foi um dos nomes mais importantes da pesquisa histórica e etnográfica da Região do Cariri. Além de ter sido um dos expoentes na pesquisa local, atuou como professor na Universidade Regional do Cariri durante quase 30 anos. Falecido em 2019.

Charles Darwin (1809-1882)

Antes dele, a ciência já havia mostrado que a Terra não era o centro do universo. Com as descobertas de Charles Darwin um novo e definitivo golpe foi desferido nos dogmas religiosos e nos mitos de criação divina do cosmo e do ser humano. Se dependesse de seu pai, Darwin teria concluído os cursos de medicina ou teologia, mas o interesse do inglês por botânica o fez embarcar na expedição que o navio HSM Beagle fez para a América do Sul, numa missão de pesquisa científica. Foi durante essa viagem que ele fez as observações que o levariam a desenvolver a revolucionária teoria da evolução das espécies. Suas conclusões mostravam que a humanidade era somente um passo a mais num processo evolutivo de sobrevivência e de seleção natural. A revolução que colocava o ser humano no seu devido lugar no universo, iniciada por Copérnico, estava concluída com a publicação de “Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural”, de Charles Darwin.