25 de agosto de 2023 – Edição 3

Publicado em 25/08/2023. Atualizado em 29/08/2023 às 11h09

Pix, cartão de crédito e boleto nos RUs

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em colaboração com a Reitoria, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Pró-Reitoria de Administração (Proad), trabalham na implantação de um novo sistema de pagamentos nos restaurantes universitários da UFCA, para que a comunidade universitária tenha mais opções de pagamento, além do tradicional dinheiro em espécie. Integrado ao PagTesouro (sistema de pagamentos da Secretaria do Tesouro Nacional, do Governo Federal), o sistema permitirá recarregar os cartões do RU via Pix, cartão de crédito e boleto (Guia de Recolhimento da União — GRU). “Vai facilitar muito a vida da nossa comunidade. A implantação é demorada, são várias etapas, incluindo teste, homologação, treinamento, entre outras, mas a previsão é que o sistema esteja em pleno funcionamento até março de 2024”, declarou a vice-reitora e pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho.

Audiência com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce)

Na manhã da segunda-feira, 21, o reitor Silvério Freitas recebeu os representantes do Sintufce Wagner Pires e Gedeão Cruz para uma conversa sobre a melhoria nas condições de trabalho dos/as servidores/as técnico-administrativos/as da UFCA. Silvério Freitas ressaltou o compromisso da reitoria para com a categoria dos/as técnicos/as. “A categoria dos TAEs desempenha um papel crucial dentro da UFCA. Queremos melhorar as condições de trabalho, incentivar a saúde e a qualidade de vida dos nossos técnicos e das nossas técnicas”, defendeu o reitor.

Posse no IISCA e na Famed

A vice-reitora Ledjane Sobrinho deu posse a uma nova professora e a um novo professor na última quarta-feira, 23. Emanuel Bruno Carioca Silva, da área de Libras e suas Literaturas, vai integrar o quadro do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA), enquanto que Juliana de Deus e Albuquerque, da área de Clínica Médica/Dermatologia/Semiologia/Internato, exercerá suas atividades na Faculdade de Medicina (Famed). “É sempre uma grande felicidade receber novos servidores e novas servidoras na nossa casa. Em nome da Universidade Federal do Cariri, quero dar as boas-vindas e expressar o desejo de que tenham uma ótima vivência na UFCA e na nossa região do Cariri”, declarou Ledjane.

Reunião na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)

Na manhã de hoje, o reitor Silvério Freitas, o chefe de gabinete Leandro Macêdo e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), Claudener Teixeira, reuniram-se na Funcap com o seu presidente, Raimundo Costa, e com sua diretora científica, Thereza Magalhães. Estiveram em pauta temas muito importantes para a educação, a ciência e tecnologia na UFCA e no Ceará, como, por exemplo: a participação dos/as pesquisadores/as da UFCA nas câmaras de assessoramento da Funcap; a criação do Fórum Estadual dos/as Pró-Reitores/as de Pesquisa e Pós-Graduação do Estado do Ceará; a criação de institutos de pesquisa; o estabelecimento de redes de laboratórios multiusuários; e o aprimoramento dos editais da fundação. Segundo a avaliação do reitor Silvério Freitas: “Foi uma reunião muito boa. Conseguimos avançar em vários pontos e já deixamos encaminhada a realização de um colóquio, para o final de janeiro de 2024, com as universidades do Cariri para discutir o fomento à pesquisa e à pós-graduação na nossa região.”

Posse do novo reitor e da nova vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

O reitor Silvério Freitas, o chefe de gabinete Leandro Macêdo e o pró-reitor da PRPI, Claudener Teixeira, participaram na noite desta sexta-feira da cerimônia de posse do novo reitor e da nova vice-reitora da UFC — Custódio Almeida e Diana Azevedo, respectivamente. A cerimônia ocorreu na Concha Acústica da Reitoria da UFC, contando com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, de várias outras autoridades e de grande público. “Fizemos questão de prestigiar este momento tão importante para a UFC e para o Ceará. A UFC é uma grande parceira da UFCA e nossa intenção é reforçar ainda mais essa relação, que é muito estratégica para as nossas instituições e para o nosso estado”, declarou Silvério.

UFCA do Futuro

Foi finalizada na quinta-feira da semana passada, 17/08, a série de vídeos “UFCA do Futuro”. Composta por cinco episódios, a série contou com a participação do reitor, Silvério Freitas, da vice-reitora e pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho, bem como dos/as demais pró-reitores/as da UFCA. Os vídeos destacam as atribuições e os projetos das pró-reitorias e da reitoria para a UFCA do Futuro, com ênfase especial no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da nossa instituição. Confira a série na UFCA TV ou no perfil oficial da Universidade Federal do Cariri no Instagram.

Por falar em PDI

Você conhece o PDI da UFCA? O atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Cariri, vigente até 2025, é um documento estratégico, que estabelece a missão, os objetivos, as metas, o projeto pedagógico, a estrutura e as atividades acadêmicas da Universidade. É um guia importante para o desenvolvimento da Instituição, que deve ser conhecido por toda a comunidade acadêmica. Você pode acessar o nosso PDI no Portal da UFCA.