15 de dezembro de 2023 – Edição 15

Publicado em 15/12/2023. Atualizado em 18/12/2023 às 17h19

Aula inaugural do Centro de Educação a Distância

Na manhã da terça-feira, 12, no Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte, o reitor da Universidade Federal do Cariri, Silvério Freitas, participou da mesa de abertura da Aula Inaugural dos cursos de graduação e de pós-graduação a distância vinculados ao Centro de Educação a Distância da UFCA. Além do reitor, integraram a mesa o diretor do Centro de Educação a Distância, Nilo César, a pró-reitora de Graduação, Polliana Luna, a pró-reitora de Cultura, Aglaíze Damasceno, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Claudener Teixeira, e a coordenadora de Integração, Fortalecimento e Assessoramento das Ações, da Pró-Reitoria de Extensão, Sabrina Melo. Em sua fala, o reitor Silvério deu as boas-vindas aos 1.700 calouros da educação a distância, agradeceu aos representantes das pró-reitorias e do Centro de Educação a Distância pelo trabalho que realizam e destacou as muitas oportunidades de bolsa ofertadas pela UFCA. Após os discursos da mesa, a atividade prosseguiu com palestra do coordenador-geral de Articulação de Programas e Cursos EaD, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Alberto Lira. O evento foi transmitido pelo Auditório Virtual da UFCA no YouTube.

Expansão e interiorização da EaD

No mesmo dia, no período da tarde, o reitor Silvério Freitas participou de reunião em formato híbrido (na Reitoria e em sala virtual) com representantes de instituições de ensino superior do Ceará, da Secitece (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do Governo do Ceará), da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e da Capes. O encontro teve como foco discutir estratégias para expandir e interiorizar a educação a distância (EaD) no nosso estado. Segundo o reitor Silvério, “a reunião foi muito promissora para fortalecer a EaD em nossas instituições, visando beneficiar aqueles que optam ou necessitam acessar o ensino superior pela modalidade a distância.”

Reunião do Conselho Pleno da Andifes

Na quarta (13) e na quinta-feira (14), o reitor da UFCA, Silvério Freitas, esteve em Brasília para participar da reunião do Conselho Pleno da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. O encontro incluiu na programação discussões sobre assistência estudantil, acompanhamento dos estudantes nos cursos de graduação, indicadores da ocupação de vagas nas instituições, financiamento da pesquisa, entre outros temas cruciais para a atuação das universidades federais. Comentou o reitor: “Tivemos mais um encontro muito importante da Andifes. Alguns dos destaques, além das ótimas discussões que tivemos: a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Luciana Santos, participou da reunião e anunciou editais para apoiar a infraestrutura de pesquisa das universidades com valor total de R$ 1,2 bilhão; foi criada uma nova comissão temática na Andifes, a de direitos humanos e inclusão; além disso, quero dizer que tive a honra de ser eleito para compor a comissão temática de financiamento das universidades federais. Também vale registrar que a Andifes aprovou um projeto estratégico para 2023 com o tema ‘Combate à Fome, com respeito ao Meio Ambiente'”.

Articulação em prol da UFCA

Aproveitando a agenda na capital federal, o reitor Silvério Freitas reuniu-se na quinta-feira (14) com o deputado federal cearense Idilvan Alencar e, em companhia dos demais reitores das chamadas “novíssimas” e “supernovas” universidades federais, com o deputado federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Moses Rodrigues. “A reunião da Andifes foi muito intensa, mas fiz questão de encontrar o deputado Idilvan e também o presidente da Comissão de Educação, o Moses, para tratar do crescimento e da qualidade da nossa Universidade”, pontuou Silvério.

Inscrições em fluxo contínuo para o Programa de Iniciação à Docência (Pibid)

Na terça-feira, 12, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou um edital para inscrição de projetos de monitoria não-remunerada do Pibid. Os docentes efetivos da nossa Universidade podem se inscrever a partir de 1º de janeiro de 2024 em fluxo contínuo.

Editais de extensão no ar

Por falar em edital, na quinta-feira, 14, foram lançados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) três editais: o do Programa Protagonismo Estudantil (Prope), o de Ampla Concorrência e o da UFCA Itinerante. No total, serão disponibilizadas 92 bolsas de R$ 700, vigentes a partir de março de 2024. As inscrições já estão abertas. Visite o Instagram da Proex para saber mais.

UFCA sustentável

Ainda nesta semana, a UFCA recebeu do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) o Selo A3P. A distinção foi conferida à nossa Universidade em função de sua atuação alinhada com os princípios socioambientais do programa Agenda Ambiental na Administração Pública, do Governo Federal, que visa estimular a adoção de práticas sustentáveis pelos órgãos públicos brasileiros. No estado do Ceará, a UFCA foi a única universidade a ganhar o selo. “Recebemos com muita alegria o Selo A3P. Isso mostra que estamos no caminho certo da responsabilidade socioambiental”, avalia o reitor da UFCA, Silvério Freitas. Saiba mais sobre o assunto no Portal da UFCA.