13 de outubro de 2023 – Edição 9

Publicado em 13/10/2023. Atualizado em 13/10/2023 às 17h51

UFCA nas ondas do rádio

Na terça-feira de manhã, o reitor Silvério Freitas e o professor e coordenador do curso de engenharia civil, Aerson Barreto, participaram do programa R.E. Notícias – 1ª Edição, da Rádio Educadora FM, do Crato, para apresentar a UFCA ao público ouvinte. Na entrevista, conduzida pelo comunicador Franzé Souza, o reitor Silvério e o professor Aerson destacaram a história da Universidade Federal do Cariri, sua estrutura, bem como os cursos de graduação e pós-graduação que oferta. Silvério Freitas também falou sobre os esforços da atual gestão da reitoria para viabilizar projetos estratégicos, como o Hospital Universitário, o Hospital Veterinário e a reforma e ampliação da Biblioteca Central. “A oportunidade foi excelente. É muito importante dar publicidade à nossa Instituição, aos nossos cursos, aos muitos serviços que prestamos à comunidade caririense”, observou Silvério Freitas.

Difusão e popularização da ciência por meio da astronomia

Na manhã de quarta-feira, na sala de reuniões da reitoria, o reitor Silvério Freitas e a vice-reitora Ledjane Sobrinho estiveram reunidos com o diretor do Planetário Rubens de Azevedo, sediado em Fortaleza, professor Dermeval Carneiro, e com os professores da UFCA Thiago Santiago e Noelia Santos. O encontro pautou ações na área de difusão e popularização da ciência por meio da astronomia. Também foi objeto da conversa o evento Eclipse Solar no Cariri 2023, realizado entre 3 e 14 de outubro pela UFCA, em parceria com o IFCE, a URCA, a Universidade Federal de Rondônia, o Planetário Rubens de Azevedo e o Observatório Nacional, instituto vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O Eclipse Solar no Cariri 2023 faz referência ao eclipse solar anular que poderá ser visto do Brasil amanhã. Acesse o Portal da UFCA para saber mais sobre o evento.

Seminário Farol

Na tarde de quarta-feira, o reitor Silvério Freitas e a vice-reitora Ledjane Sobrinho participaram da primeira edição do Seminário Farol, no auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), o evento objetivou discutir a utilização de indicadores acadêmicos na prática de governança da Universidade Federal do Cariri. O Seminário Farol terá continuidade na terça-feira, 17 de outubro, no campus Barbalha. Os campi de Brejo Santo e do Crato receberão o Seminário Farol nos dias 18 e 23 de outubro, respectivamente. Sobre o seminário e a política que ele representa, o reitor Silvério explicou: “A Proplan vem fazendo um trabalho para fortalecer a nossa governança, para torná-la ainda mais democrática, transparente e participativa. O Farol foi construído com essa finalidade em mente.”

Diálogos Pedagógicos

A Universidade Federal do Cariri, por meio da Pró-Reitoria de Graduação e da Secretaria de Acessibilidade, dará início na próxima semana ao projeto Diálogos Pedagógicos. O encontro inaugural vai ocorrer na quinta-feira, 19 de outubro, às 15h, no miniauditório Bárbara de Alencar, campus Juazeiro do Norte, tendo como tema “Metodologias Acessíveis de Ensino e o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O Diálogos Pedagógicos tem o objetivo de contribuir para a formação docente continuada no âmbito da UFCA, percorrendo ao longo de suas edições todos os campi da instituição. Saiba mais no Portal da UFCA.