O fim da programação, de novo!

22/08/2023 - 15h00 a 17h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar, por meio do Programa de Extensão “Pensamento Computacional”, na próxima terça-feira, 22 de agosto de 2023, a palestra “O fim da programação, de novo!”, com a presença de Paulo Borba – professor de Engenharia de Software e diretor do Centro de Informática da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

O evento ocorre, a partir das 15h, no campus Juazeiro do Norte, no auditório Beata Maria de Araújo (bloco H). As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico até o dia do evento. A palestra é aberta para toda comunidade acadêmica da UFCA (interna e externa).

A temática da apresentação foi pensada tendo em vista que o fim da programação já foi anunciado algumas vezes. Dessa vez, o fim é sugerido pela criação dos LLMs (Large Language Models) e de suas variações para código, disponibilizados por meio de ferramentas como Chat GPT e GitHub Copilot, que mostram significativa capacidade de gerar código a partir de descrições em linguagem natural.

Nesse sentido, o prof. Paulo Borba vai apresentar a ideia geral dessas ferramentas, comparar com abordagens anteriores para geração de código, discutir como elas podem ser usadas, e se o fim da programação está de fato próximo.

Data:
22/08/2023