Welcome Day recepciona estudantes estrangeiras para o semestre 2018.1

Publicado em 09/03/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h12

Buscando a integração dos estudantes estrangeiros junto à comunidade acadêmica, a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), promoveu nesta sexta-feira (9) o Welcome Day.

O evento apresentou às quatro estudantes recém-chegadas do Cabo Verde, que cursarão Medicina a partir de 2018.1, as oportunidades, os serviços e as diversas instâncias da UFCA, como as pró-reitorias e alguns programas de bolsas e de assistência estudantil disponíveis.

Estiveram presentes o reitor Pro Tempore da UFCA, Ricardo Ness, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Juscelino Pereira Silva, o coordenador da Faculdade de Medicina (FAMED), o professor Marciano Lima, o pró-reitor de Ensino, Ericsson Coriolano, o pró-reitor de Cultura, Robson Almeida, a pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, a psicóloga Yane Ferreira, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, a diretora do Sistema de Bibliotecas, Lucélia Serra, e o secretário de Cooperação Internacional, David Vernon Vieira.

Integração foi a palavra-chave do evento. De acordo com o vice-reitor e o pró-reitor de Pesquisa, Juscelino Pereira, a internacionalização é uma necessidade das universidades e a UFCA vem trabalhando para o crescimento do programa. “A previsão é de que para 2019 a UFCA já tenha programas para estudantes estrangeiros também na pós-graduação”, afirmou.

O reitor Pro Tempore da UFCA, professor Ricardo Ness, saudou os estudantes veteranos e deu as boas-vindas às estudantes falando um pouco da recente história da criação da UFCA. Ele destacou a importância da vivência cultural na região do Cariri, além das experiências acadêmicas nesse processo de formação profissional.

Sobre o PEC-G

O Programa de Estudantes de Convênio de Graduação (PEC-G) surgiu como uma forma de acolher, em igualdade de condições com os estudantes brasileiros, os estudantes de outros países que se mostram interessados em realizar estudos superiores no Brasil.

A Universidade Federal do Cariri aderiu ao programa em junho de 2014, com a oferta de 22 vagas distribuídas em seus Cursos de Graduação nos campi Barbalha, Brejo Santo, Crato, Icó e Juazeiro do Norte. Na UFCA, o Programa PEC-G é conduzido pela Secretaria de Cooperação Internacional.

Sara Furtado, uma das estudantes ingressantes neste semestre, tem 19 anos e veio do Cabo Verde cursar Medicina na UFCA. Para ela, uma das maiores expectativas é conseguir se adaptar bem para atingir seus objetivos. “Espero que eu possa sair daqui formada e levar um pouco do que eu aprender para o meu país”, contou.

De acordo com o secretário de Cooperação Internacional, David Vernon Vieira, o programa PEC-G conta, atualmente, com 19 estudantes estrangeiros entre os cursos de Agronomia, Engenharia Civil, e Medicina. As entradas ocorrem semestralmente e o programa engloba países da África, Ásia, América Latina e Caribe.