Vai se inscrever no Sisu 2024? Saiba as notas de corte para cada curso e quais as cotas disponíveis na UFCA

Publicado em 22/01/2024. Atualizado em 06/02/2024 às 09h46

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta segunda-feira, 22 de janeiro de 2024, e se encerrarão na quinta-feira, 25 de janeiro. Estudantes que realizaram a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que não são treineiros e não zeraram a nota da redação, podem concorrer a uma das 264.360 vagas disponíveis em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Criado em 2010, o Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual Instituições de Ensino Superior (IES), como a Universidade Federal do Cariri (UFCA), ofertam vagas previstas para seus respectivos cursos de graduação. 

Em 2024, a UFCA vai ofertar 1.070 vagas, distribuídas entre 23 cursos presenciais. As aulas desses cursos ocorrem em 4 dos 5 campi da UFCA: Barbalha, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte. As graduações da UFCA na modalidade Educação a Distância (EaD) não participam do Sisu, tendo seleções específicas, realizadas pela própria UFCA em separado. 

Notas de Corte

A nota de corte é a pontuação mínima necessária, no Sisu, para ingresso em determinado curso de graduação, de determinada instituição participante. Ela é calculada para cada modalidade de concorrência do curso em questão (ampla concorrência e cotas), no dia de referência. Durante o período de inscrição do Sisu, essa nota vai sendo atualizada dia a dia, até o encerramento do processo.

Após o término das inscrições é que o sistema divulga a lista dos selecionados. Essa lista também é enviada para as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Sisu, para que elas comecem os procedimentos de matrícula. Na UFCA, o procedimento de matrícula para aprovados na chamada regular é dividido em duas etapas

As notas de corte dos cursos ofertados pela UFCA, na modalidade ampla concorrência, estão relacionadas abaixo. Essas notas são referentes à edição 2023 do Sisu e servem apenas para comparação. Nesta edição, as notas podem ser maiores ou menores, a depender do grau de concorrência para cada curso da Universidade.

  • Administração: 573,02 
  • Administração Pública e Gestão Social: 471,21
  • Agronomia: 432,17
  • Biblioteconomia: 491,79
  • Biologia: 457,54
  • Ciência da Computação: 671,53
  • Ciências Contábeis: 611,05
  • Design: 634,64
  • Engenharia Civil: 450,13
  • Engenharia de Materiais: 436,48
  • Filosofia (bacharelado): 404,21
  • Filosofia (licenciatura): 496,24
  • Física: 538,4
  • Interdisciplinar em Ciências Naturais: 448,2
  • Jornalismo: 585,48 
  • Letras-Libras: 405,28
  • Matemática: 423,06
  • Matemática Computacional: 467,15
  • Medicina: 781,89
  • Medicina Veterinária: 626,4
  • Música: 420,59
  • Pedagogia: 412,68
  • Química: 549,96

O quadro com todas as notas de corte do ano de 2023 (Pág. 3), para todas as modalidades de concorrências, está disponível em Admissão > Sisu > Edições Anteriores > Edição 2023 > Resultado Final Compilado.   

Inscrição no Sisu após mudanças na Lei de Cotas

Com as recentes mudanças na Lei de Cotas (ver Políticas Afirmativas), durante o Sisu/MEC 2024, os os/as estudantes irão preencher um questionário de perfil socioeconômico, antes mesmo de realizarem suas opções de curso. 

As respostas a essas perguntas vão permitir que o próprio sistema possa classificar os candidatos que optarem por vagas reservadas pela Lei de Cotas (conforme art. 20 da Portaria Normativa nº 21/2012, alterado pela Portaria nº 2.027/2023). Assim, o sistema vai listar em quais modalidades de concorrência será possível se inscrever, sendo facultado ao/à candidato/a escolher todas ou parte delas.

Isso fará com que uma mesma pessoa possa concorrer em modalidades diferentes, na mesma edição do Sisu. Nas edições anteriores da seleção, os/as discentes precisavam eleger apenas uma modalidade de concorrência específica, no ato de inscrição.

Também com as mudanças na Lei de Cotas, a partir desta edição de 2024, todos os inscritos vão participar, primeiramente, da seleção pela modalidade ampla concorrência. Em caso de as notas serem insuficientes para ingresso pela AC, os/as candidatos com perfis afirmativos seguem na seleção, pelas demais modalidades.

Políticas afirmativas para concorrer a uma vaga na UFCA

Em novembro de 2023, a Lei n° 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, passou por algumas alterações – já aplicáveis à seleção realizada nesta edição do Sisu 2024. 

Essa lei reserva, para grupos sociais específicos, metade das vagas disponíveis para ingresso em IES de todo o Brasil, prevendo reserva de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, para pessoas com baixa renda familiar per capita, para pretos, pardos ou indígenas e, ainda, para pessoas com deficiência. 

Com a Lei 14.723, de 13 de novembro de 2023, além das ações afirmativas já existentes, a Lei de Cotas disponibilizará, em 2024, modalidades de concorrência específicas para pessoas quilombolas. Sendo assim, as ações afirmativas disponíveis são: 

1 – pessoas que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas;

2- pessoas com renda per capita familiar de até um salário mínimo; 

3 – pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas;

4 – pessoas com deficiência;

5 – pessoas quilombolas.

Além das políticas afirmativas efetivadas pela Lei de Cotas, a UFCA disponibiliza um bônus de 20% na nota final do Enem para candidatos/as surdos/as que queiram, por meio  das vagas destinadas à ampla concorrência, ingressar no curso de Letras-Libras da UFCA. Caso optem por concorrer em outras modalidades de concorrência, o/a surdo/a não fará jus ao bônus nessas cotas – apenas na ampla concorrência.

Modalidades de concorrência

As modalidades de concorrência oriundas da Lei de Cotas, são identificadas pelos termos LB_Q, LI_Q, LB_PCD, LI_PCD, LB_PPI, LI_PPI, LB_EP, LI_EP.  

A LB_Q é aquela cujas vagas são destinadas para ações afirmativas de pessoas quilombolas, de renda familiar per capita e de Ensino Médio público. No caso da LI_Q, ela se refere às vagas para pessoas quilombolas e Ensino Médio, sem levar em consideração a questão de renda.

As modalidades LB_PCD e LI_PCD são destinadas para Pessoas com Deficiência (PcD). No caso da primeira, é levado em conta também a renda per capita e se o candidato ou candidata fez o Ensino Médio integralmente em escola pública. A segunda modalidade combina apenas PcDs e Ensino Médio Público. 

A LB_PPI combina as afirmativas de pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas; renda familiar per capita e Ensino Médio cursado integralmente em escolas públicas. No caso da LI_PPI, são combinadas as ações afirmativas de  pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e Ensino Médio público.

A LB_EP é aquela cujas vagas são destinadas para a junção das ações afirmativas de Renda per capita e Ensino Médio completo em escolas públicas. A LI_EP leva em consideração apenas a ação afirmativa de Ensino Médio cursado integralmente em escolas públicas, independente da renda.

As vagas disponíveis para cada modalidade de concorrência estão disponíveis na página 5 do edital publicado pela UFCA para o Sisu 2024.

É possível obter informações adicionais e orientações sobre o Sisu/UFCA pelo e-mail sisu@ufca.edu.br, nos dias úteis, nos horários das 9h às 12h e das 13h às 17h. 

Serviço 

Serviço Sistema de Seleção Unificada na UFCA
sisu@ufca.edu.br