UFCA sedia segunda edição Nordeste de 2019 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad)

Publicado em 26/09/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h29

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Será no Cariri a segunda edição Nordeste de 2019 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad). O evento – que debate o planejamento e a execução orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) instaladas no Nordeste do Brasil – será realizado na Universidade Federal do Cariri (UFCA), entre os próximos dias 8 e 9 de outubro.

De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento da UFCA, Juscelino Pereira, o Forplad/NE é uma maneira de compartilhar saberes, inovações e boas práticas entre as Universidades da região Nordeste, na intenção de contribuir com o desenvolvimento umas das outras: “Existe uma troca de experiência muito grande, um alinhamento que possibilita as parcerias entre as instituições. (…) Você aprende e vê como são boas práticas na gestão administrativa e de planejamento”, disse.

Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, Tiago Alencar, o encontro será importante, ainda, para a UFCA mostrar às demais Universidades Federais nordestinas o que tem feito ao longo dos seus apenas seis anos de existência e também como planeja atingir seus objetivos no futuro.

Programação

No primeiro dia de evento, o Reitor da UFCA, Ricardo Ness, e o Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, debaterão os desafios das Universidades brasileiras no século 21. O encontro será no Auditório Beata Maria de Araújo do campus Juazeiro do Norte, às 15h20.

Durante o primeiro dia, a comunidade acadêmica e também o público externo terão acesso a palestras sobre economia regional, finanças e perfil de renda dos universitários das Ifes. Às 17h, o professor do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Kleber Oliveira, ministrará a palestra “O que os dados mostram sobre desempenho acadêmico e perfil da renda dos estudantes?”.

Em seguida, será a vez do Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Leonino Gomes Rocha, dissertar sobre programas de integridade. Na sequência, o economista, também professor da UFS, Rosalvo Ferreira Santos, falará sobre a dinâmica recente da economia brasileira em termos regionais. A palestra de Rosalvo terá linguagem voltada especificamente ao corpo discente.

No segundo dia do Forplad Regional, os Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das instituições participantes vão discutir internamente expedientes importantes para o Fórum, como o Regimento Interno, as atividades realizadas no biênio 2018-2019 e a eleição da Coordenação do Forplad para o próximo biênio, 2020-2021.

Além disso, os Pró-Reitores titular (Juscelino Silva) e adjunto (Tiago Alencar) de Planejamento da UFCA também vão ministrar palestras. Juscelino tratará do tema “Gestão Orçamentária utilizando Business Intelligence” e Tiago, da experiência da UFCA no campo de Gestão de Riscos. As palestras serão proferidas no auditório Bárbara de Alencar, a partir das 17h.

Forplad

O Forplad é o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior, ligadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Cada região do Brasil possui um fórum regional que, no caso da região Nordeste, é o Forplad/NE. A ideia dos fóruns regionais é que as discussões ocorram localmente, de acordo com a necessidade de cada região.

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) – Edição Nordeste
Onde: Universidade Federal do Cariri – campus Juazeiro do Norte
Quando: dias 8 e 9 de outubro