UFCA sedia o 52º Encontro do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das IES da região Nordeste

Publicado em 23/05/2023. Atualizado em 23/05/2023 às 09h12

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte da UFCA, em março de 2023. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) sediará, no campus Juazeiro do Norte, o 52º Encontro do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da região Nordeste (ForProex/NE). 

O evento, realizado entre os dias 31 de maio e 1º e 2 de junho de 2023, tem como objetivo pensar, organizar e definir as políticas acadêmicas de extensão. Com programação gratuita, é voltado para os pró-reitores e as pró-reitoras de extensão das universidades públicas da região Nordeste. 

O ForProex/NE pauta-se pelo compromisso das universidades com a transformação social, com a efetiva participação cidadã e com o fortalecimento da democracia, por meio das ações de extensão nos respectivos territórios onde as instituições estão instaladas. 

Conforme a pró-reitora de Extensão da UFCA, professora Fabiana Lazzarin, os encontros – dois nacionais e dois regionais por ano – são uma oportunidade de discutir as políticas de extensão dentro de cada realidade. 

“Nós temos tanto os encontros nacionais, como também ocorrem os encontros regionais, que buscam, dentro das políticas da extensão, compreender e discutir as suas próprias realidades regionais, que podem diferenciar nos seus contextos social, cultural, histórico e político”, explica.

Escolha da UFCA

A escolha pela UFCA, nesta próxima edição, de acordo com a pró-reitora, reflete a maturidade e o reconhecimento, pela sociedade e pelas demais universidades, do trabalho extensionista na instituição. 

“O principal fato de a UFCA ter sido escolhida é que a universidade tem se fortalecido ao longo dos anos no debate político dentro desse fórum, com articulação permanente com representações da sociedade civil, setor produtivo, demais poderes constituídos”, pontua Fabiana Lazzarin.

Mesmo sendo uma universidade nova, com quase 10 anos de existência, os 28 municípios da região já acolheram projetos, programas e ações de extensão, promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFCA. 

Fabiana Lazzarin destaca que a estrutura da UFCA também foi levada em consideração para a escolha da instituição como sede do evento.

Programação

A programação do evento contará com apresentações artísticas, mesa de solenidade, mesas-redondas, visita guiada, passeios, momentos de networking, carta de encerramento e plenária final.

Entre os temas das mesas-redondas estão as novas perspectivas para a extensão universitária, a descentralização de recursos para a extensão universitária e a produção de periódico científico na extensão universitária. 

A programação completa pode ser consultada no site do evento.  

Parcerias para o fomento da extensão

Além da programação regular, o encontro contará com uma sala pensada para que os/as convidados/as possam interagir e desenvolver articulações com instituições que apoiam a pesquisa acadêmica e com representantes do Ministério da Educação (MEC).

“De forma extraordinária, traremos para a mesa de debate fundações que apoiam a pesquisa, a fim de articular fomento e recursos para a extensão universitária. Além, também, de representação do Ministério da Educação”, destaca Fabiana Lazzarin.

Feira do Empreendedor

Durante o evento, no pátio do campus Juazeiro do Norte, também será realizada a Feira do Empreendedor. Foram disponibilizadas 22 vagas para artesãs e artesãos e expositores/expositoras de livros, roupas, produtos naturais e de comidas da região do Cariri. 

A programação do evento é voltada para as pró-reitoras e os pró-reitores, mas o acesso à feira é aberto ao público.

Serviço

Pró-Reitoria de Extensão
divulgacao.proex@ufca.edu.br