UFCA se solidariza com vítimas de enchentes na BA

Publicado em 30/12/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h26

Com o maior acúmulo de chuvas das últimas três décadas em um mês de dezembro (769,8mm, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden), o estado da Bahia vive uma imensa tragédia neste fim de 2021 – ano já particularmente difícil para toda a população brasileira.

Na região sul da Bahia, um lugar reconhecido pela sua alegria e pelas suas riquezas históricas e naturais, os deslizamentos de terra, as enchentes e as cheias nos rios inundaram cidades inteiras, provocaram severos danos de infraestrutura e já ceifaram a vida de 24 pessoas (número registrado até o dia 29 de dezembro de 2021).

Nesse cenário, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) acompanha com atenção as atualizações sobre as enchentes na região, solidarizando-se com as famílias das vítimas mortas e, ainda, com as dezenas de pessoas feridas e com as milhares de famílias desabrigadas.

É preciso também reiterar a necessidade de viabilizar apoio às vítimas, tanto oferecendo instrumentos que tornem possível a mobilização de pessoas com condições de doar recursos materiais aos atingidos quanto reinvidicando, das autoridades competentes, as devidas providências para a recondução do sul baiano à vida de antes.

Nesse contexto, diversas Instituições de Ensino Superior integram a ação “SOS Bahia”, encabeçadas pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além do recebimento de doações de equipamentos de saúde e de medicamentos, a ação também está recolhendo doações financeiras, em contas bancárias estabelecidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex) junto ao Banco do Brasil.

CNPJ Fapex: 14645162/0001-91.

Região Sudoeste da BA
C/C. 37.477-6

Região Sul da BA
C/C. 37.472-5

Região Oeste da BA
C/C. 37.476-8

PIX: usar dados da conta

Que todas as vítimas que resistiram com vida a esses lamentáveis eventos possam se reerguer brevemente da tragédia que estão vivendo e que as famílias dos que infelizmente não sobreviveram consigam encontrar conforto neste momento de dor.

Juazeiro do Norte, 30 de dezembro de 2021.