UFCA recebe doação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal. Itens serão usados em ações de extensão

Publicado em 18/09/2023. Atualizado em 19/09/2023 às 09h12

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, neste mês de setembro, doação de itens que haviam sido apreendidos pela Receita Federal. Ao todo, as Delegacias da Receita Federal em Fortaleza e em Juazeiro do Norte doaram, aproximadamente, 500 caixotes, 20 computadores (entre notebooks e desktops) e um carro tipo picape (Hilux).

Os itens, em sua maioria, serão utilizados em ações de extensão universitária. A Pró-Reitoria de Extensão da UFCA (Proex/UFCA) encaminhará os caixotes para o Centro de Ciências Agrárias e Biodiversidade (CCAB/UFCA), já que os projetos/programas de extensão, ligados à unidade acadêmica, fazem uso desse tipo de material para o transporte de frutas, verduras e plantas.

Os computadores (notebook e desktop) serão destinados para as unidades acadêmicas da UFCA, a fim de que possam ser utilizados pelo corpo técnico no processo da integralização da extensão nos cursos de graduação. Desde o semestre 2023.1, passou a ser obrigatório que 10% da carga horária seja composta por atividades de extensão, conforme o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Já o veículo será acrescido à frota de carros da Universidade para que seja utilizado pela comunidade interna que compõe a UFCA.

Parte dos itens foram recolhidos na Delegacia da Receita Federal em Fortaleza. Outra parte foi entregue pelo delegado da Receita Federal em Juazeiro do Norte, José Erison Furtado Matias, à vice-reitora, professora Ledjane Sobrinho, e à pró-reitora de Extensão, professora Fabiana Lazzarin.

Processo de doação

O processo de doação dos bens ocorreu depois de articulação entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Delegacia da Receita Federal de Juazeiro do Norte. Inicialmente, foram apresentadas as demandas da UFCA e o impacto e a responsabilidade social da extensão universitária.

Em seguida, a Universidade demonstrou o interesse de firmar parceria para receber doações que possam contribuir com as ações de extensão que beneficiam a região do Cariri.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Fabiana Lazzarin, a doação acena para questões importantes, como a credibilidade das instituições públicas de ensino superior no gerenciamento e na destinação de recursos; o interesse dos órgãos em fazer parcerias que promovam o bem social; e o compromisso social da extensão com o seu território.

Lazzarin pontuou ainda o empenho da Proex/UFCA em buscar recursos, para além do que já é destinado à extensão universitária pelo Ministério da Educação (MEC).

“Naquilo que se refere à Pró-Reitoria de Extensão da UFCA, nós temos buscado angariar recursos e fomentos para melhor execução da extensão universitária. Mas deve ficar claro que a busca por parcerias e recursos externos que nós da extensão universitária temos procurado não desobriga, não exime de forma alguma, que haja uma política de estado para o fomento da extensão universitária”, ressaltou a pró-reitora.

A parceria permanece para o recebimento de outras doações, porém ainda não é possível saber a periodicidade, nem os próximos itens que serão doados.

Doação de mercadorias

A Receita Federal, em todo o Brasil, promove doações de mercadorias apreendidas ou abandonadas. Podem receber as doações órgãos da administração pública direta, autarquias, fundações públicas e Organizações da Sociedade Civil (OSC), previstas no art. 2°, I, da Lei n° 13.019, de 2014.

É possível solicitar bens que sejam utilizados ou consumidos conforme atividade fim da instituição, em quantidades compatíveis com a sua necessidade, demanda ou público-alvo a quem se propõe a prestar assistência.

Pró-Reitoria de Extensão
proex@ufca.edu.br