UFCA promove capacitação em Governança e Gestão de Riscos junto a servidores do IFCE

Publicado em 05/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h11

UFCA promove capacitação remota sobre governança e gestão de riscos junto a servidores do IFCE. Foto: Reprodução/IFCE

Reconhecida entre Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil como referência em Governança e Gestão de Riscos, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi convidada a realizar uma capacitação junto a servidores do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). O momento formativo ocorreu remotamente, por meio da plataforma google meet, na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto de 2021.

A formação – conduzida pelo pró-reitor adjunto de planejamento e orçamento da UFCA, Tiago Alencar, também titular da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos na instituição – foi acompanhada pelos reitores da UFCA, Ricardo Ness, e do IFCE, Wally Menezes. De acordo com Wally, é necessário amadurecer os servidores da instituição anfitriã, no sentido de fortalecer a governança e as boas práticas de gestão: “Precisamos nos espelhar em entes como a UFCA, construindo uma agenda propositiva junto a outras instituições também”, disse.

Já Ricardo Ness reforçou o intuito da UFCA de protagonizar o fortalecimento, nas IES, de uma cultura de governança, integridade e gestão de riscos: “É nossa obrigação. A UFCA é uma instituição jovem, mas que está no caminho certo”, destacou.

A formação durou cerca de 3h, com a presença de gestores e integrantes de diversos setores do IFCE. Na oportunidade, os participantes puderam conhecer o projeto de governança aplicado na UFCA, com foco na tomada de decisões a partir de princípios como integridade, gerenciamento de riscos, liderança e transparência.

De acordo com Tiago Alencar, já há conversas para outros momentos formativos sobre o tema, no IFCE. A fala da coordenadora de governança da instituição, Vládia Ferreira, reforça a intenção do instituto de consolidar um projeto de governança no IFCE: “pretendemos ter outros momentos na instituição para ampliar essa discussão. Foi muito proveitoso ter esse encontro”, ressaltou. Já a titular da Auditoria Interna do IFCE, Milena Mendes da Costa, também elogiou o trabalho. “Além da capacitação em si, há a importância da aproximação entre as duas instituições”, disse.

*Com informações do IFCE (link para uma nova página)

Pró-Reitoria de Planejamento de Orçamento
Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos