UFCA produz cartilha sobre primeiros cuidados psicológicos. Documento está disponível para consulta da população

Atualizado em 08/10/2021 às 12h06

No mês passado, várias instituições estiveram envolvidas nas campanhas do Setembro Amarelo. As iniciativas trouxeram informações diversas sobre saúde mental para a população, durante o mês de prevenção ao suicídio. Pensando nessas questões, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA), produziu a cartilha “Primeiros Cuidados Psicológicos: estratégias de autocuidado e cuidado com o outro” (Link para uma nova página)

Ao longo das páginas, o documento prioriza informações sobre os primeiros cuidados psicológicos (PCPs). Esse termo se refere a uma resposta de suporte às pessoas que se encontram em situação de crise e/ou sofrimento mental/psicológico. De acordo com a gerente da Divisão de Atenção à Qualidade de Vida do Estudante da Prae/UFCA, a psicóloga Ana Virgínia Silva Mendes, os PCPs podem ser aplicados por quem não é profissional. 

“Não se trata de uma assistência profissional ou um atendimento psicológico. Os PCPs se referem à assistência humana que é oferecida quando acolhemos ou apoiamos alguém que está passando por um momento difícil. Seria uma resposta ou uma ajuda imediata para facilitar que essa pessoa volte a um estado mínimo de equilíbrio e de controle sobre a situação. Quando acontece um assalto, um caso de violência, uma notícia repentina sobre a perda de um ente querido, o primeiro acolhimento muitas vezes quem faz é o colega de sala, um professor etc. O PCP vem a ser uma ferramenta de apoio à comunicação adequada e atitude não invasiva para quem deseja auxiliar outra pessoa a enfrentar uma crise emocional”, detalhou Virgínia. 

Produção

O texto foi produzido e revisado por psicólogas da UFCA. A ideia surgiu a partir da experiência da equipe da Prae/UFCA com professores que buscaram o setor para ter orientações sobre como lidar com as demandas emocionais dos estudantes. “Os estudantes, passando por dificuldades com a pandemia e sentindo prejuízos no rendimento acadêmico, procuravam os professores para desabafar. Muitas pessoas têm o receio de conversar com alguém que está em uma crise de ansiedade, por exemplo, por não saber como lidar com essas situações”, explicou Virgínia.

O objetivo, conforme a psicóloga, é atingir a comunidade acadêmica da UFCA, em especial os discentes. Inclusive, para quem é estudante da UFCA, ao final da cartilha são disponibilizados contatos do atendimento em Psicologia. Entretanto, como o tema tem relevância social, é importante que as informações sejam compartilhadas com a sociedade em geral. “Os primeiros cuidados psicológicos estão para a saúde mental assim como os primeiros socorros médicos estão para a Medicina”, ressaltou a psicóloga. 

O documento traz também estratégias de cuidado com o outro e de autocuidado, de acordo com as orientações da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). “O autocuidado também é importante, afinal de contas, você não poderá ajudar alguém se não estiver bem”, disse. 

Serviço

Cartilha “Primeiros Cuidados Psicológicos: estratégias de autocuidado e cuidado com o outro” (Link para uma nova página)

prae@ufca.edu.br