UFCA oferta oportunidades de intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal

Publicado em 05/10/2022. Atualizado em 05/10/2022 às 17h39

Foto: Divulgação U.Porto

A Universidade Federal do Cariri, por meio da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), lançou, neste mês de outubro de 2022, o Edital SCI N° 09/2022 – referente ao Programa de Intercâmbio Internacional para estudantes de graduação da UFCA. As vagas são para intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, entre fevereiro e julho de 2023.

De acordo com cronograma do edital, as inscrições para participação na mobilidade acadêmica internacional estão abertas até a próxima segunda-feira, 10 de outubro, até às 15h, por meio da plataforma Forms/UFCA. Interessados em se candidatar devem, dentre outros critérios, ter cursado no mínimo dois semestres do seu respectivo curso na UFCA (considerando a data da inscrição); ter média de conclusão igual ou superior a sete e apresentar carta de motivação.

O processo de candidatura para o intercâmbio em Portugal está dividido em quatro etapas. Durante a etapa de inscrição, deve-se anexar ao formulário eletrônico nove documentos descritos no Edital, entre eles o formulário de avaliação socioeconômica e o formulário de inscrição – este aprovado pela coordenação do curso de graduação da UFCA. A seleção será realizada por uma comissão criada pela SCI/UFCA.

Na segunda etapa, a da confirmação, os estudantes pré-selecionados pela SCI/UFCA deverão confirmar o seu interesse em participar do intercâmbio apresentando cópia do passaporte. Já na fase de aprovação, os candidatos terão que providenciar os documentos solicitados pela Universidade do Porto. Essa documentação deve ser enviada à SCI/UFCA até às 9h do dia 14 de outubro. Na etapa final, cabe à Universidade do Porto aprovar ou não os candidatos selecionados pela UFCA, de acordo com o quantitativo de vagas que a Universidade pretende disponibilizar.

A lista com todos os documentos, links úteis, anexos e o cronograma completo está disponível na página da SCI/UFCA no Portal da UFCA (em Internacional > Documentos > Editais da SCI > 2022 > Edital SCI N° 09/2022).

Secretaria de Cooperação Internacional
Telefone: +55 88 3221-9456