UFCA oferece 880 vagas para SiSU 2021.1; inscrições ocorrem de 6 a 9 de abril

Publicado em 05/04/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h52

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) ofertará 880 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2021, distribuídas em 19 cursos nos campi de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página eletrônica do SiSU (Link para uma nova página), do dia 6 até as 23h59 do dia 9 de abril, horário de Brasília-DF. Não há qualquer cobrança de taxa para a inscrição. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.

De acordo com o edital nº 04/2021/PROGRAD/UFCA, que tornam públicas as normas e os procedimentos de convocação da UFCA (Link para uma nova página), as vagas estão distribuídas da seguinte forma: Administração (50), Administração Pública (50), Agronomia (50), Biblioteconomia (50), Ciências Contábeis (50), Ciência da Computação (50), Design (50), Engenharia Civil (50), Engenharia de Materiais (50), Filosofia-Bacharelado (20), Filosofia-Licenciatura (30), Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (70), Jornalismo (50), Letras – Libras (40), Matemática Computacional (50), Medicina (40), Medicina Veterinária (50), Música (50) e Pedagogia (30).

Na UFCA, o acesso às licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química está vinculado ao ingresso na Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. O curso é uma graduação que permite ao egresso, além de receber diploma de Licenciado em Ciências Naturais e Matemática, prosseguir os estudos nas licenciaturas citadas, desde que atenda os critérios estabelecidos nas normas que regulamentam o acesso aos cursos de formação específica.

Cotas

Do total de vagas, 50%, ou seja, 440 serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme determinado pela Lei nº 12.711/2012. As vagas reservadas às cotas são subdivididas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e para estudantes de escolas públicas, independente da renda.

Em ambos os casos, também será levado em conta o percentual para pretos, pardos e indígenas. Nas cotas também estão as vagas destinadas a pessoas com deficiência. Os candidatos optarão, no ato da inscrição do SiSU, em cada uma das opções de curso, por uma única modalidade de concorrência com a qual permanecerão vinculados durante a chamada regular e as chamadas de lista de espera.

Heteroidentificação

Os candidatos das modalidades de concorrência com reserva étnico-racial autodeclarados pretos e pardos passarão por procedimento complementar de heteroidentificação, a ser realizado por comissão designada pela UFCA. O procedimento será realizado, excepcionalmente, por meio de entrevista online em link a ser disponibilizado pela universidade, e ocorrerá nas datas e horários determinados na convocação nominal do candidato, publicada no site do SiSU na UFCA (Link para uma nova página).

Matrícula

O procedimento de matrícula na UFCA para cada chamada (regular ou de lista de espera) do SiSU 2021.1 acontecerá em duas etapas e na seguinte ordem: pré-cadastro on-line, exclusivamente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFCA (Link para uma nova página), conforme cronograma da convocação; e solicitação presencial de matrícula. O procedimento será realizado apenas pelos candidatos com status classificado no resultado pós-recurso, sob pena de exclusão do processo seletivo.

As datas da solicitação presencial de matrícula e do resultado final das chamadas deste processo seletivo serão condicionadas ao retorno das atividades presenciais na UFCA, que se encontram suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19.

SiSU

O SiSU é o sistema informatizado do MEC, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Para participar será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no último dia 29; obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

*Com informações do Ministério da Educação

Pró-Reitoria de Graduação