UFCA ltinerante “na Rede” divulga agenda de atividades para 2021

Publicado em 13/05/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h57

UFCA desenvolve ação de Extensão em Mauriti, em 2019. Divulgação: Proex/UFCA

Em 2021, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai beneficiar cerca de 100 escolas da região, por meio da “UFCA Itinerante na Rede”. A iniciativa é um projeto de Extensão da Universidade que apresenta, em diversos municípios caririenses, ações de Extensão promovidas pela UFCA que podem beneficiá-los, em várias frentes. O calendário de atividades (link para uma nova página), que será executado entre os meses de maio e setembro, já foi divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), responsável pela iniciativa.

A UFCA Itinerante na Rede, iniciada este ano no último dia 10 de maio com escolas em Brejo Santo e em Várzea Alegre, adotou o formato on-line desde o ano passado, em razão do contexto de pandemia de Covid-19. Assim, as atividades estão sendo realizadas remotamente, por meio da plataforma Google Meet. Segundo a titular da Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações (Cifa-Proex/UFCA), Sabrina Melo, esse formato possibilitou a participação de mais pessoas e flexibilizou os horários para realização das atividades.

Para a gerente da Divisão de Integração da Cifa-Proex/UFCA, professora Priscilla Queiroz, lidar com as ferramentas digitais tem exigido empenho e criatividade dos participantes e dos colaboradores do projeto: “Apesar das dificuldades, o envolvimento de todos confirma a importância da extensão para a UFCA e para comunidade em geral”, disse.

O que é a UFCA itinerante?

A UFCA Itinerante é uma ação de Extensão, criada em 2018, tendo como principal objetivo a descentralização das atividades promovidas pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) no Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), abrangendo os 29 municípios da região de planejamento do Cariri cearense.

A UFCA Itinerante aproxima a Universidade da sociedade caririense de forma mais ampla e eficaz, por meio da troca de conhecimentos, do diálogo com a comunidade externa e da exposição das realizações da UFCA.

Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA)
proex@ufca.edu.br