UFCA lança novo número da EntreAções, revista científica sobre Extensão

Publicado em 05/04/2023. Atualizado em 10/04/2023 às 09h11

Estudantes em ação de Extensão da UFCA. Foto: Divulgação - Proex/UFCA

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), lançou, nesta terça-feira, dia 5 de abril de 2023, um novo número da revista científica sobre Extensão, a EntreAções: Diálogos em Extensão. Dessa vez (volume 3, número 2, de 2022), o periódico conta com nove textos, sendo uma entrevista, quatro artigos originais e quatro relatos de experiência. Ao todo, trinta e três autoras e autores de seis instituições de ensino superior assinam os manuscritos.

Esta edição apresenta um olhar sistemático sobre as contribuições de ações de projetos de Extensão para o desenvolvimento regional. Além disso, a revista materializa dois fundamentos da Extensão que estão integrados: a pesquisa científica e as ações em campo. “O periódico científico na área da extensão concretiza, de forma plena, a intrínseca relação entre os pilares da Pesquisa e da Extensão”, ressalta a professora Fabiana Lazzarin, Pró-Reitora de Extensão da UFCA e presidente do comitê editorial da EntreAções.

Nos artigos enviados, há pesquisas sobre a participação da gestão municipal em desastres; a qualidade de vida dos empregados em condição de teletrabalho; o impacto da assistência estudantil, aplicado a uma universidade pública federal; e a atuação de um projeto de extensão em direitos humanos. A entrevista, com a professora Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA), trata dos pontos fundamentais que envolvem a extensão universitária.

Há ainda relatos de extensão de projetos desenvolvidos por docentes e estudantes na região do Cariri e na Bahia, divulgando resultados e desafios das ações extensionistas ligadas ao programa Enactus UFCA; relatando a experiência de aprendizagens por meio da extensão, a partir de projeto de psicologia jurídica e social no Cariri; e tratando sobre a capacitação de agentes comunitários de saúde para a prevenção e diagnóstico do câncer.

Revista

EntreAções é um periódico com dois números anuais. A submissão de textos acontece em fluxo contínuo. As normas para submissão podem ser consultadas no portal da revista.

Pró-Reitoria de Extensão
revistaentreacoes.proex@ufca.edu.br