UFCA lança curso EaD de Metodologia Bilíngue na Educação de Surdos. Inscrições estão abertas até dia 20 de agosto

Publicado em 10/08/2023. Atualizado em 10/08/2023 às 14h55

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Nesta quinta-feira, 10 de agosto de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), abriu as inscrições para o curso de Metodologia Bilíngue (Libras-Português) na Educação de Surdos, no formato de Ensino a Distância (EaD).

Com inscrições abertas até o próximo dia 20 de agosto, o curso disponibiliza 500 vagas e tem como público-alvo professores das redes estaduais, municipais e de escolas privadas. As inscrições podem ser realizadas por meio da Plataforma Forms/UFCA [formulário de inscrição “Curso de Metodologia Bilíngue (Libras-Português) na Educação de Surdos”] até às 23h59 do dia 20 deste mês.

As aulas do curso serão realizadas por meio dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVA), no qual a UFCA utiliza a Plataforma Moodle, de modo assíncrono. A cada 15 dias, o curso terá aulas ao vivo na Plataforma Conferência Web RNP.

O curso vai fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos necessários para criação de ambientes educativos bilíngues, em que a Libras e o Português sejam utilizados como recursos linguísticos fundamentais. O objetivo, portanto, é capacitar profissionais docentes para que eles possam trabalhar, de maneira mais efetiva, a relação com estudantes surdos – promovendo a inclusão e o desenvolvimento pleno de suas atividades em ambientes bilíngues.

Coordenador do curso, o professor Roger Prestes traz, no vídeo abaixo, as informações sinalizadas em Libras. O conteúdo do vídeo é traduzido para Língua Portuguesa pelo tradutor-intérprete de Libras-Português, Otniel Rodrigues.

Curso de Letras-Libras/UFCA
letraslibras.iisca@ufca.edu.br