UFCA divulga seleção para o Mestrado Profissional em Filosofia. Vagas são destinadas a docentes da educação básica

Publicado em 30/08/2022. Atualizado em 30/08/2022 às 14h59

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulga o edital (link para uma nova página) do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo). É a primeira vez que a Universidade está ofertando vagas neste mestrado. A aprovação da adesão da UFCA ocorreu este ano.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro de 2022, por meio do site do Pro-Filo (link para uma nova página). Em rede com outras universidades, o mestrado oferece no total 254 vagas. Para a UFCA, estão sendo ofertadas sete vagas.

Desse total, três são destinadas à reserva de vagas (link para uma nova página) em respeito às políticas de ações afirmativas: uma vaga para candidatos/as negros/as (pretos/as e pardos/as), pessoas indígenas e quilombolas; uma para pessoas trans (transexuais, transgêneras e travestis); e uma para pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual, múltipla ou transtorno do Espectro Autista).

As vagas são destinadas a professoras e professores que ensinam Filosofia na educação básica ou que sejam licenciados/as em Filosofia, e que estejam em exercício em sala de aula, com previsão de continuidade nessas condições ao longo do prazo de duração do curso (2023-2025).

Processo seletivo

O processo seletivo terá três etapas eliminatórias: avaliação de projeto de pesquisa, prova teórica e arguição do projeto de pesquisa. Candidatos/as que em qualquer etapa obtiverem pontuação inferior a sete serão considerados/as eliminados/as do processo seletivo e não poderão realizar a etapa subsequente.

A prova teórica será aplicada no dia 22 de outubro de 2022, sábado, das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília), em todos os núcleos do Prof-Filo. Quem estiver concorrendo às vagas da UFCA aguardar a divulgação dos locais de prova disponibilizados pela instituição.

A classificação final da seleção, com resultado dos recursos, deve ser divulgada no dia 9 de dezembro de 2022. As aulas do mestrado estão previstas para iniciar no primeiro semestre do ano que vem. O curso é predominantemente presencial.

Prof-Filo

O Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de Filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional.

Com área de concentração em Ensino de Filosofia, confere aos estudantes concluintes o título de mestre em Filosofia. Suas linhas de pesquisa são Filosofia e Ensino e Prática de Ensino de Filosofia.

O Prof-Filo se estrutura a partir de núcleos sediados nas universidades que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. O corpo docente, responsável pelas suas atividades, é formado por docentes dos núcleos.

Para mais informações, acesse o site do Prof-Filo (link para uma nova página) ou envie e-mail para ppgfilprof@ufca.edu.br.

Mestrado Profissional em Filosofia
ppgfilprof@ufca.edu.br