UFCA atua em capacitação EAD de Extensão em Gestão Social

Publicado em 10/01/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h12

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio do programa de Extensão Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), atuou na capacitação em Gestão Social, na modalidade Educação à Distância (EAD), realizada no segundo semestre de 2017. O curso teve como objetivo capacitar gestores, agentes públicos e a população de uma maneira geral sobre a temática. Mais de 26 mil pessoas, em todo Brasil, se inscreveram.

O curso contou com 12 vídeo-aulas, 12 radio-aulas e 12 fascículos temáticos. Ocorreram também oficinas em seis cidades do interior do Estado (Crato, Iguatu, Sobral, Itarema, Quixadá e Baturité). Os pesquisadores da UFCA atuaram na produção do conteúdo dos materiais e durante as oficinas. Participaram os professores do curso de Administração Jeová Torres, coordenador do LIEGS; do curso de Administração Pública, Raniere Moreira, Augusto Tavares e Waléria Menezes, e o reitor da UFCA, professor Ricardo Ness (Agronomia).

Os fascículos versaram sobre os seguintes temas: Gestão Social; Gestão Social e Território; Gestão Social, Participação e Controle Social; Gestão Social e Coprodução de Bens e Serviços; Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável; Gestão Social em Redes e Interorganizações; Gestão Social e Educação; Gestão Social e Economia Plural; Gestão Social e as Políticas Públicas de Assistência Social; Gestão Social e as Políticas Públicas de Juventude; Gestão Social, Inovação e Tecnologia Social e Gestão Social e Avaliação de Projetos. Além dos professores da UFCA, participaram pesquisadores de outras instituições de ensino do País que fazem parte da Rede de Pesquisadores em Gestão Social.

De acordo com o coordenador do LIEGS, professor Jeová Torres, as temáticas tiveram como objetivo capacitar gestores e agentes públicos que atuam principalmente no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando a Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado. Também tiveram a intenção de contribuir para ampliar a participação da população na esfera pública, propiciando conhecimento mais amplo sobre gestão social e desenvolvimento pessoal, social e profissional. Jeová informou ainda que existe a possibilidade de uma segunda edição do curso em 2018.

UFCA em destaque

Conforme o professor Jeová Torres, a participação da UFCA ressalta a contribuição da universidade na formação em EAD de diversas pessoas espalhadas pelo país. Além disso, torna a UFCA reconhecida na temática de gestão social, mostrando a expertise dos pesquisadores locais no contexto nacional, e abre possibilidade para novas parcerias interinstitucionais. “A partir do resultado do curso, estamos discutindo a possibilidade de um mestrado profissional em EAD em parceria com outras instituições”, frisou.

Jeová informou ainda que está em andamento o projeto da especialização em Gestão Social em parceria com a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda (CE). O curso deve ser aprovado na primeira reunião do ano do Conselho Superior Pro tempore (CONSUP), com previsão de ter a aula inaugural realizada em maio, durante o X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (X ENAPEGS).