Time Enactus UFCA é contemplado com três premiações em evento nacional

Publicado em 28/07/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h03

Projeto Bio+. Imagem produzida antes da pandemia da covid-19. Foto: Time Enactus/Divulgação

O Time Enactus UFCA foi finalista no evento nacional Enactus Brasil 2021, realizado entre os dias 20 e 22 de julho de 2021. A equipe atingiu a quarta colocação geral do campeonato e receberá uma premiação de R$ 1.000. Além disso, no mesmo evento, os projetos desenvolvidos pelo time da UFCA, o Bio+ e o Maená, foram agraciados, respectivamente, com os prêmios Inovação Social Amanco Wavin 2021 e Ford Fun Covid-19 College Challenge. 

O projeto Bio+ foi fundado em 2017 e trabalha com pesquisa e aplicação de tecnologias sustentáveis em benefício de famílias e comunidades da zona rural em situação de vulnerabilidade social. Essas tecnologias, que consistem em biodigestores (para produção de biogás e biofertilizante), jardins filtrantes (para reuso da chamada água cinza) e minhocário doméstico (para cultivo de matéria orgânica), são de fácil replicação no semiárido e têm uma abordagem pensada para o pequeno produtor do Ceará. 

Os estudantes da Enactus UFCA que participam do Bio+ são responsáveis por visitar as comunidades para implantar essas tecnologias e garantir o correto funcionamento delas. Com o prêmio, a equipe receberá um investimento de 8 mil reais, visando a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água limpa e saneamento), 10 (Redução das desigualdades) e 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto Maená presta serviços de engenharia com técnicas sustentáveis para reformas e construção, buscando garantir acesso à moradia digna para pessoas da região do Cariri cearense que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

Com a premiação, o projeto foi um dos oito selecionados para receber o investimento de 12 mil reais no prêmio Ford Fund Covid-19 College Challenge, que visa reconhecer times que desenvolvem soluções para minimizar impactos causados pela covid-19. O projeto Maená foi reconhecido como o melhor projeto que desenvolve a ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis). 

A presidente da Enactus UFCA, Laryssa Evangelina Pereira, estudante do curso de Engenharia Civil, comemora o reconhecimento nacional do time do Cariri. Segundo Laryssa, foi a primeira vez que a equipe recebeu uma quantia maior em dinheiro em premiações. “De todos os anos, foi o ano que a gente foi melhor. Vamos receber cerca de 21 mil reais e ainda chegamos a ir para a final”, ressaltou. 

A Enactus UFCA, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), como programa de extensão, conta com 34 membros, estudantes de cursos diversos, como Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Administração e Ciências Contábeis. Participam da equipe como conselheiros da UFCA as professoras Victória Régia Arrais de Paiva e Thamara Martins Ismael de Sousa e o professor Eduardo Vivian da Cunha. O time também conta com a consultoria externa do doutorando em Agronomia, Juscelino Martins Costa Júnior, e da estudante de Zootecnia, Francisca Fabiana Costa dos Santos.

Sobre a Enactus

A Enactus é uma organização presente em 37 países e engaja estudantes de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para desenvolver projetos de impacto social. A organização beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos estudantes o aprendizado na prática. A rede Enactus possui mais de 120 times de universitários que desenvolvem 200 projetos em 22 Estados brasileiros, impactando a vida de mais de 77 mil pessoas.

Serviço

Enactus UFCA
enactus@ufca.edu.br
Instagram: @enactus.ufca