Sonho de uma Noite de Verão, em versão caririense, estreia no pátio do campus Juazeiro do Norte

Atualizado em 13/11/2019 às 11h23

Foto: Joedson Kevin - Procult/UFCA

O clássico inglês Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, ganhou uma versão inédita caririense. A estreia do espetáculo será nesta quinta-feira, 7 de novembro, às 17h, no Pátio do campus Juazeiro do Norte, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A apresentação faz parte da programação do Primeiro Festival UFCA de Cultura e contou com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), por meio do projeto Laboratório Cênico e do edital de ações culturais de iniciativa da comunidade acadêmica.

A narrativa foi adaptada para a linguagem de cordel, característica da Região. Existem também diversos elementos que remetem à cultura caririense, como mateu, fadorinhas, soldadinho do araripe, coco, maracatu, música cabaçal e forró. Na peça, o público terá a oportunidade de ver um espetáculo de rua que reúne dança, teatro, circo e música. Toda diversidade do projeto foi construída com pesquisas e vivências com mestres de cultura do Cariri.

Ao todo, 21 pessoas estão envolvidas na produção da peça. São 16 pessoas no elenco (15 estudantes da UFCA e um estudante de Teatro da Universidade Regional do Cariri); dois diretores (um servidor técnico e um docente da UFCA); dois bolsistas (estudantes) e um bolsista voluntário (servidor técnico).

A equipe também contou com o apoio do Carroça de Mamulengos, grupo cênico do Cariri, para a confecção do material teatral, como bonecos, máscaras e outros adereços.

Próximas apresentações

De acordo com Cleiviane Vasconcelos, servidora da UFCA e uma das produtoras do espetáculo, é a primeira vez que a peça será apresentada na íntegra. Em junho, houve um ensaio aberto na Comunidade do Gesso, no Crato, mas o elenco não fez a apresentação completa.

Na manhã do dia 19 de novembro, uma apresentação está marcada para ocorrer no Centro de Artes Marco Jucier, em Juazeiro do Norte, com horário ainda a definir. Conforme Cleiviane, o grupo também recebeu convites de algumas secretarias de cultura de cidades vizinhas, mas nenhuma data foi fechada ainda.

Laboratório Cênico

O espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão faz parte do projeto Laboratório Cênico, ligado ao Centro de Estudos Musicais do Cariri (Cemuc). O grupo montou, em 2017, o espetáculo infantil “A Lenda do Beija Flor”, envolvendo, em média, 25 pessoas entre discentes, servidores docentes e servidores técnicos administrativos da UFCA, além de voluntários externos à instituição.

O projeto culminou em nove apresentações no Cariri, entre outubro e dezembro do mesmo ano, atingindo um público de aproximadamente mil espectadores no total.

Sinopse

Helena ama Demétrio, que ama Dora, que ama Lisandro que também ama Dora. A ciranda amorosa dos jovens casais é a trama que dá o desfecho para toda a história. Quando os apaixonados decidem fugir para a Chapada do Araripe, surgem tramas paralelas de amores, intrigas, confusões e trapaças. Com músicas autorais, e adaptação para o cordel, o espetáculo busca referências na cultura do Cariri cearense. Tem seres encantados, cangaceiro, vaqueiro e banda cabaçal.


Ficha Técnica

Texto e direção cênica: Paulo Anaximandro
Composições e direção musical: Marcio Mattos
Coreografia e assistência de direção Cênica: Renato Érikles
Assistência de direção musical: Rômulo César
Figurino: Cleiviane Vasconcelos e Italo D.
Máscaras: Paulo Anaximandro
Produção: Luan Moura e Cleiviane Vasconcelos
Comunicação: Rayssa Leonel

Elenco 

Ane Souza – Elvis Nazário – Emily Wanessa – Felipe Tavares – Iara Meneses – Levi Alexandre – Lua Marques – Marina Marques – Matheus Costa – Nayara Lemos – PJ Sandes – Rejane Oliveira – Renata Silva – Renato Érikles – Rômulo César – Wéric Leon

Parcerias

Oficina de bonecos: Centro de Artes do Cariri
Orientação e construção de bonecos e adereços: Carlos Gomide
Oficina de dança do Coco: Angélica Silva
Oficina de danças populares: Grupo Urucongo

Serviço

Pró-Reitoria de Cultura
Campus Juazeiro do Norte
(88) 3221 9247
procult@ufca.edu.br