Série “Conhecendo o Orçamento da UFCA” publica segundo episódio, com glossário orçamentário

Publicado em 31/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h06

O segundo conteúdo da série “Conhecendo o Orçamento da UFCA” foi publicado nesta terça-feira, 31 de agosto de 2021, nos canais oficiais da Universidade Federal do Cariri (UFCA): o Portal da UFCA, o perfil oficial da UFCA no Instagram, a página oficial da UFCA no Facebook e, ainda, o canal oficial da UFCA no YouTube, UFCA TV.

A série tem como objetivo difundir, na comunidade acadêmica, informações úteis para a compreensão do orçamento público federal – tendo em vista as oscilações no contexto orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O segundo conteúdo trata de termos usuais da área, como “Orçamento Geral da União”, “Termo de Execução Descentralizada” e “Dotação”. A ideia é que a comunidade acadêmica se aproprie desses termos, para que possa compreender conteúdos mais aprofundados sobre orçamento público federal, ao longo da série.

De acordo com o titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), Juscelino Pereira, é comum, por exemplo, no contexto técnico desse campo, algumas pessoas confundirem “orçamento” com “dotação”: “Tecnicamente, ‘orçamento’ é o da União, é o orçamento todo. Orçamento é uma lei [Lei Orçamentária Anual – LOA]. O que a gente recebe é uma ‘dotação’, que é uma parte do orçamento que está previsto na lei”, explica.

Assista abaixo ao segundo episódio da série, com apresentação da jornalista da Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA), Ana Paula Lima, e atuação do estudante do curso de Jornalismo da UFCA, Guilherme Candido. O conteúdo é traduzido, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo tradutor-intérprete de Libras-Português da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA), Otniel Rodrigues.

Série Conhecendo o Orçamento da UFCA

A série “Conhecendo o Orçamento da UFCA” é uma realização da UFCA, por meio da Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA), com consultoria das Pró-Reitorias de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) e de Administração (Proad/UFCA).

Em formato de vídeo, o primeiro conteúdo da série (link para uma nova página) aborda como se constrói o Orçamento da União, por meio das três principais leis relativas ao orçamento federal: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O próximo conteúdo, previsto para ser publicado no dia 14 de setembro de 2021, vai convidar a comunidade acadêmica para testar os conhecimentos recém-adquiridos sobre glossário orçamentário. Na sequência, será a vez de compreender como a UFCA organiza a execução da sua dotação, todos os anos.

dcom@ufca.edu.br