Segunda turma de LI em Ciências Naturais e Matemática cola grau em Brejo Santo

Publicado em 06/02/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h12

Em Brejo Santo, colaram grau 17 concludentes. Foto: Emanoella Callou

A segunda turma da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, do Instituto de Formação de Educadores (IFE), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) colou grau na última sexta-feira, 2 de fevereiro, em Brejo Santo. A cerimônia, realizada no Cine Teatro Júlio Macedo Costa, contou com 17 concludentes.

Durante a solenidade, discursaram o orador discente José Edmar da Silva e o orador docente, professor Francisco Raule de Souza. No discurso, José Edmar ressaltou a importância de se formar professor e atuar com quatro diferentes áreas, agora como licenciado em Ciência Naturais e Matemática.

“O que dizer daqueles que são formadores de profissões?! Eu diria apenas que escolhemos muito bem a nossa profissão. Lembro-me bem que quando dizíamos por ai que estudávamos no curso de Ciências Naturais e Matemática e víamos aqui química, biologia, física e matemática… as pessoas se surpreendiam e com um ar de riso perguntavam se estávamos loucos de estudar 4 áreas ao mesmo tempo”, ressaltou.

Depois de conceder o grau aos 17 concludentes, o reitor pro Tempore da UFCA, professor Ricardo Ness, em discurso, destacou o número de formandos, em relação à primeira turma. “Aumentamos quase três vezes o número de concludentes, considerando que na primeira colação seis formandos colaram grau”, frisou.

Aproveitou a oportunidade para orientá-los na nova carreira que iniciam, agora como docentes. “Como educadores, levarão a vida toda perseguindo o ficar pronto. Estejam sempre dispostos para dar e receber, ensinar e aprender, seguir transformando e transformando-se. Nesse percurso se deixem acompanhar, sempre com humildade, pela consciência do inacabamento, como bem nos ensinou o mestre Paulo Freire”, disse.

Acrescentou ainda que, como docentes-educadores, passam a ser protagonistas diretos da educação brasileira. “De uma educação, espero, capaz de fato de transformar realidades e de promover a formação de cidadãos com uma consciência crítica e participativos”, afirmou.

Colações de grau

Nos próximos dias 22 e 23, no campus Juazeiro do Norte, serão realizadas as cerimônias de colação de grau dos cursos de Agronomia, Design de Produto, Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Jornalismo, Música, Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais.