Saiba como ficou o SiSU 2020 com a suspensão das atividades presenciais na UFCA

Publicado em 29/04/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h00

Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

Com a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na Universidade Federal do Cariri (UFCA) por tempo indeterminado, face à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as etapas do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) que necessitavam de algum procedimento presencial também ficaram pendentes. Saiba como estão atualmente as fases do SiSU 2020.1 na UFCA e a previsão para o SiSU 2020.2 na instituição.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Rodolfo Jakov, praticamente todas as fases do SiSU 2020.1 foram concluídas antes da suspensão das atividades presenciais. A UFCA chamou os estudantes das listas de espera e concluiu as bancas da Comissão Permanente de Heteroidentificação e Autodeclarações de Cor/Raça, que verificam as autodeclarações dos candidatos postulantes a vagas reservadas a grupos beneficiados pela Lei de Cotas.

Falta, no entanto, aos candidatos que ingressaram na última lista de espera, a matrícula presencial, em que os discentes apresentam os documentos físicos. “A última parte desse procedimento é os estudantes irem presencialmente à universidade para efetivar a matrícula. Eles estão pré-matriculados, já estão alocados nos cursos. Falta essa última parte que é a efetivação da matrícula, que eles têm que apresentar os documentos”, explicou.

Até o momento, essa etapa de efetivação da matrícula só deve ocorrer, quando as atividades acadêmicas e administrativas presenciais retornarem. O pró-reitor adjunto informou que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), setor que organiza o SiSU na UFCA, estuda a possibilidade de efetivar a matrícula de forma não presencial. Caso isso venha a ocorrer, os candidatos serão previamente informados sobre essa alteração e o cronograma que precisarão seguir.

Sisu 2020.2

Até a data atual, 28 de abril de 2020, não houve alteração em relação ao SiSU 2020.2 por parte do Ministério da Educação (MEC). Rodolfo Jakov disse que, se o calendário do MEC permanecer, a seleção deve ocorrer regularmente no meio do ano. Os estudantes, no entanto, não iniciarão as aulas em agosto, como costumeiramente ocorre, porque precisarão esperar o fim do semestre letivo 2020.1, que está atualmente suspenso devido à pandemia do coronavírus.

Para o SiSU 2020.2, a UFCA deve disponibilizar vagas para Medicina (40), Engenharia Civil (50), Engenharia de Materiais (50) e Administração (50).

Guia

A Prograd, no momento, está preparando um guia informando o funcionamento de todos os serviços disponibilizados pelo setor, durante esse período de pandemia do coronavírus. No manual, constarão informações sobre o SiSU. Outras informações sobre o processo seletivo (editais, procedimentos de matrícula, declaração etc) também podem ser acessadas no Portal da UFCA (link para uma nova página).

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
prograd@ufca.edu.br