Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia passará a ser ofertada pela UFCA. Saiba como participar dos programas de residência da Universidade

Publicado em 26/01/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h14

Fachada da Faculdade de Medicina, em Barbalha. Foto: Arquivo Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) obteve credenciamento, por parte da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação (MEC), para a abertura de um novo programa: a residência médica em Ortopedia e Traumatologia. O curso terá duração de três anos, com uma vaga anual para residente. A carga horária é de 60h/semanais.

De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), Sávio Samuel Feitosa Machado, o credenciamento do programa ocorreu após elaboração de projeto pedagógico por docentes da instituição e médicos da região do Cariri, além da avaliação das condições técnicas dos serviços de saúde e das qualificações dos docentes e preceptores pela CNRM/MEC.

Após aprovação da Câmara Técnica da CNRM/MEC, o processo de credenciamento seguiu para aprovação da plenária da Comissão, quando também foi avaliada a dotação orçamentária para a criação das novas vagas. Cada um dos aprovados na residência tem direito a receber uma bolsa mensal de R$ 4.106,09 (valor bruto), que é encaminhada pelo MEC para a UFCA, a fim de que a instituição de ensino possa fazer o pagamento dos residentes. 

Atividades 

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, em nível de especialização, que ocorre na forma de treinamento teórico-prático em serviços de saúde. O médico que cumpre integralmente um programa de residência médica em determinada especialidade tem direito ao título de especialista pelos Conselhos Regionais de Medicina.

Para obter o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UFCA, os residentes passarão por uma série de atividades em hospitais e outros serviços de saúde do Cariri que mantêm convênio com a Universidade. Conforme o coordenador da referida residência, Marcelo Parente, eles terão terão experiência na emergência, nos ambulatórios, nos centro cirúrgicos e nas enfermarias, sob a orientação de médicos com elevada qualificação ética e profissional.

Demanda por profissional 

No Brasil e consequentemente no Cariri, de acordo com Marcelo Parente, há uma alta demanda nas emergências relacionadas ao trauma, uma das principais causas de morbimortalidade no país. Além disso, os especialistas em Ortopedia e Traumatologia também atuam em problemas congênitos, do desenvolvimento infantil, degenerativos, infecciosos ou neoplásicos que acometem o aparelho locomotor. Isso amplia ainda mais a demanda por tratamentos ortopédicos, que, segundo o médico, muitas vezes ficam negligenciados, já que a atenção é mais voltada para as situações de urgência e emergência. 

O programa da UFCA, portanto, além de atender a uma demanda crescente por médicos desta área, pretende que o profissional tenha uma qualificação dentro da realidade em que está inserido, levando em consideração as características regionais. 

“A melhora na atenção a esses pacientes passa obrigatoriamente por uma boa qualificação profissional, não somente do ponto de vista técnico, sem dúvidas um tópico primordial para um bom ortopedista, mas também entendendo a realidade social, cultural, educacional, ocupacional e econômica da população (des)assistida”, ressaltou o coordenador da residência. 

Atuação do especialista 

Ao concluir a residência, conforme Marcelo Parente, o egresso do programa estará apto a atuar como médico especialista em Ortopedia e Traumatologia no atendimento em urgência e emergência, no diagnóstico e tratamento das fraturas e demais doenças traumáticas do aparelho locomotor, bem como no diagnóstico e tratamento de doenças não traumáticas do sistema musculoesquelético. Também será possível continuar a formação em várias subespecialidades da área, podendo participar de programas adicionais em outras instituições. 

Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Estado do Ceará (Cerem-CE), Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, também professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), ressalta que o residente da UFCA tem formação semelhante a todos os outros especialistas da mesma área de qualquer parte do país, já que as residências são regulamentadas por lei no Brasil – Lei Federal 6932/1981 (link para uma nova página) – e, portanto, seguem o mesmo regramento. “A matriz de competência do indivíduo que se forma aqui [no Ceará] é a mesma em qualquer lugar do Brasil”, frisou. 

Seleção nos programas de residência do Ceará

No Ceará, para conseguir vaga em uma residência médica de qualquer área, é necessário participar do processo de Seleção Unificada para Residência Médica do Estado, conhecida como SURCE (link para uma nova página). Esse processo, que ocorre desde 2011, é organizado por uma união de esforços das instituições que mantêm residências médicas no Ceará, chamado Apoio às Residências de Saúde (Ares). 

A seleção unificada inicia ainda no segundo semestre do ano anterior ao que o candidato gostaria de começar a residência. Por exemplo, para aqueles que desejam ingressar em alguma residência médica a partir de primeiro de março de 2022 (data de início das residências médicas no Brasil), o processo seletivo iniciou ainda em 2021 com inscrições e provas. 

Todas as informações sobre vagas disponíveis, matrículas e aditivos com alterações de vagas podem ser acompanhadas na página da Seleção Unificada (link para uma nova página). Em relação à residência médica em Ortopedia e Traumatologia da UFCA, a primeira vaga deve ser ofertada ainda para o processo seletivo que está em curso, com início das atividades previsto para primeiro de março de 2022.

Credenciamento das residências na UFCA

Os programas de residência médica da UFCA iniciaram as atividades em 2009, quando a Famed ainda era uma unidade acadêmica ligada ao campus da UFC no Cariri. Ao longo de mais de uma década, dezenas de médicos especialistas foram formados pela instituição. O programa de Ortopedia e Traumatologia vem se somar a outras seis residências médicas já existentes na UFCA: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Patologia e Pediatria. Na UFCA, as residências médicas são vinculadas à Famed e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPI). 

Além do novo programa, todos os outros da UFCA, mesmo já em funcionamento, passaram pelo processo de credenciamento ao longo do ano de 2021, de acordo com Sávio Samuel. Conforme explica o coordenador da Comissão de Residência Médica da Famed/UFCA, isso ocorreu porque houve a migração definitiva da titularidade da UFC para UFCA perante a CNRM/MEC.

Importância das residências para o ensino médico no Cariri 

Na Medicina, as residências são consideradas o “padrão ouro” de treinamento em serviços médicos. Por esse motivo, o presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Estado do Ceará, Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, considera de extrema importância que existam residências na região do Cariri, em que o ensino médico, em nível de graduação, já é ofertado há duas décadas por instituições públicas e privadas. “É muito importante que tenham residências no Cariri, que sejam ampliadas as vagas com frequência para que os médicos que se formam na região tenham onde dar sequência ao seu processo de aprendizado”, destacou. 

A residência médica em Ortopedia e Traumatologia, por exemplo, apesar de ser a sexta a iniciar as atividades no Ceará, é a primeira do Cariri. Todos os demais programas nesta área estão em Fortaleza (quatro programas) e em Sobral (um programa), que ficam mais distantes da região sul do estado. 

Serviço

Faculdade de Medicina (Famed/UFCA)
famed@ufca.edu.br

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA)
prpi@ufca.edu.br