Reitor da UFCA se pronuncia sobre bloqueio do financeiro das universidades e institutos federais

Publicado em 08/12/2022. Atualizado em 08/12/2022 às 11h08

Ricardo Ness em pronunciamento à comunidade acadêmica da UFCA, em dezembro de 2022. Foto: Ana Paula Lima - Dcom/UFCA

O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, fez pronunciamento nesta quinta-feira, 8 de dezembro de 2022, acerca do anúncio do Ministério da Educação (MEC) de um bloqueio no financeiro das universidades e institutos federais. A medida veio após um bloqueio orçamentário de R$ 1,4 bilhão na Educação, dos quais R$ 344 milhões seriam retirados das contas das Instituições Federais de Ensino.

Na UFCA, o crédito orçamentário bloqueado foi de R$ 2.483.279,00. Com isso, o saldo da conta de crédito da Universidade ficou negativo em R$ 743.217,62, comprometendo alguns empenhos de licitações concluídas ou em andamento, além de contratos de terceirização.

Quanto ao financeiro, as medidas do governo federal inviabilizam pagamentos de bolsas, auxílios e serviços já neste mês de dezembro. No caso da UFCA, a instituição tem compromissos a honrar na ordem de R$ 3 milhões.

Assista ao pronunciamento do reitor da UFCA, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais do tradutor-intérprete de Libras-Português, Otniel Rodrigues.

Reitoria da UFCA
reitor@ufca.edu.br