Quinta edição do Foto Síntese debate Decolonialidade em imagens

Publicado em 26/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h23

Divulgação: Avangi Cultural

Entre os próximos dias 28 e 30 de agosto, o tema “Imagens Decoloniais” vai marcar a quinta edição do Foto Síntese: evento anual, voltado à Fotografia, realizado desde 2015 pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Na UFCA, estão à frente da organização a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) e o Curso de Jornalismo da instituição. Os interessados em participar deve efetuar inscrição, por meio de formulário eletrônico.

O objetivo do Foto Síntese é fomentar debates no campo das Imagens e da Fotografia, além de reunir profissionais, teóricos e entusiastas da área. Nos três dias de evento, a comunidade acadêmica e também o público externo terão acesso gratuito a oficinas, mesas redondas, exposições, performances e apresentações culturais.

A abertura do Foto Síntese será no CCBNB de Juazeiro do Norte, a partir das 18h30. Logo após a abertura, ocorrerá a primeira mesa redonda da programação, cujo tema será “Colonial, Pós-Colonial, Decolonial: imagens dentro e fora das nomenclaturas”.

Em paralelo à programação no CCBNB, haverá três oficinas. Uma delas será de edição de vídeo, ministrada pelo Técnico em Audiovisual da UFCA, Lamonier Ângelo. Outra será uma oficina de colagem Afrofuturista, conduzida pelo coletivo Cocada Preta (projeto vinculado à Procult/UFCA que visibiliza narrativas negras e indígenas da região). A terceira será uma oficina de intervenção, conduzida pela fotógrafa Marcela Bonfim e pelo arte-educador e designer, Rodrigo Lopes. Todas requerem inscrição prévia. Saiba, abaixo, a programação dos três dias:

Quinto Foto Síntese
Tema: Imagens decoloniais

(28/08) – Local: CCBNB

14h-18h: Oficina 1 – Colagem Afrofuturista (Cocada Preta)
18h30 Abertura do evento
19h Mesa 1: Colonial, pós-colonial, decolonial: imagens dentro e fora das nomenclaturas
Participantes: Thiago Florêncio (Urca), Ana Aline Furtado (UFC), Tiago Coutinho (UFCA)

(29/08) – Local: CCBNB

16h Mesa 2: Vestígios da Imagem – diálogo com o Festival Fotokariri Participantes: Realizadorxs Rubens Venâncio (URCA), Nívia Uchoa (CE), Rafael Vilarouca (CE)

19h Mesa 3: Imagens decoloniais
Participantes: Marcela Bonfim (RO), Rodrigo Lopes (CE), Elane Abreu (UFCA)

(30/08) – Local: CCBNB

14h-19h Oficina-intervenção no CCBNB e nas ruas da cidade com Marcela Bonfim e Rodrigo Lopes
19h Encerramento com Grupo de percussão da Emuc

Decolonialidade

Em 2019, a proposta de debater a decolonialidade (movimento que se contrapõe ao legado colonial eurocêntrico) pretende trazer à tona discussões acerca das diferentes perspectivas de apreensão de imagens, questionando a predominância de determinadas formas de interpretação, em detrimento de outros pontos de vista. Segundo o professor do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IIsca/UFCA), Ricardo Salmito, um dos organizadores da semana, o Foto Síntese “cumpre um papel importante por reunir pessoas que pensam e produzem imagens no Cariri e fora da região, promovendo troca de experiências, formação continuada e acesso à criação, à experimentação e à crítica no campo das visualidades”.

Edições anteriores

No ano passado, o Foto Síntese buscou visibilizar o trabalho de mulheres fotógrafas. A abertura do evento foi também no CCBNB Juazeiro do Norte, com uma exposição do trabalho de vinte fotógrafas da região do Cariri. Além disso, a programação de 2018 foi composta majoritariamente por convidadas mulheres. Os temas das edições anteriores foram Fotografia em Trânsito (2017), Experiência e Memória (2016) e Visualidades, Inspirações e Vivências (2015).

Semana de Fotografia da UFCA – Foto Síntese
Quando: 28 a 30 de agosto