Prorrogado prazo para resultado de recurso da 1ª Lista de Espera do Sisu 2023

Publicado em 07/06/2023. Atualizado em 07/06/2023 às 18h19

Foi publicada nesta quarta-feira, 7 de junho de 2023, a quarta retificação da primeira convocação de Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada na Universidade Federal do Cariri (Sisu/UFCA), edição 2023. Pelo documento, o Resultado do Recurso da chamada está previsto, agora, para o dia 19 de junho de 2023. Já a publicação da lista de convocados para a Confirmação Presencial de Matrícula será feita no dia 21 de junho deste ano.

Antes, as datas estavam previstas, respectivamente, para os dias 9 e 13 de junho.

Sobre a convocação para a Confirmação de Matrícula, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) reforça que o dia da convocação não será o mesmo dia do comparecimento dos/as convocados/as. A convocação apenas vai listar quem deverá confirmar a matrícula na UFCA e quando isso deverá ser feito.

Confirmação de Matrícula

Em 2023, a Prograd/UFCA, setor responsável pelo Sisu na Universidade, estabeleceu mais uma etapa para ingresso em cursos de graduação na UFCA: a confirmação de matrícula, prevista no edital do Sisu/UFCA.

O principal objetivo da adoção da confirmação de matrícula é evitar o desperdício de vagas em cursos de graduação por desistências ou por situações irregulares.

Uma das possíveis irregularidades é a ocupação simultânea, na condição de estudante, de duas vagas em cursos de graduação, em instituições públicas de Ensino Superior em todo o território nacional – o que é proibido pela Lei Nº 12.089/2009. Além disso, a vacância por irregularidade após o processo do Sisu/UFCA deixa a vaga ociosa, sem que alguém que aguarda na lista de espera ou como suplente possa ocupá-la.

A confirmação de matrícula é uma etapa obrigatoriamente presencial, feita na Coordenação do Curso de escolha. O candidato ou a candidata deverá se direcionar à coordenação, em período determinado, portando documento oficial com foto. Lá, vai assinar uma lista de confirmação de matrícula.

SiSU/UFCA

Nesta edição do Sisu, a UFCA está ofertando 1.070 vagas, em 23 cursos.

Em 2023, a UFCA passou a promover apenas uma edição do Sisu por ano. Com exceção de parte dos aprovados nos cursos de Medicina, Administração e Engenharias Civil e de Materiais, os candidatos aprovados nesta edição do Sisu vão iniciar os estudos assim que começar o período letivo 2023.1.

Como, na UFCA, o calendário universitário ainda não está seguindo o ano civil, em consequência dos impactos da pandemia de covid-19, o período letivo 2022.2 ainda será cursado na Universidade, a partir do dia 27 de fevereiro de 2023. Só depois de concluído 2022.2, terá início o período letivo 2023.1.

Nos cursos de Medicina, de Administração, de Engenharia Civil e de Engenharia de Materiais, o efetivo ingresso dos aprovados na UFCA continua sendo em dois momentos. Assim, a segunda metade deles só vai ingressar de fato na UFCA quando tiver início o período letivo 2023.2.

Todas as informações relacionadas ao Sisu/UFCA estão disponíveis na página dedicada ao processo seletivo (sisu.ufca.edu.br), no Portal da UFCA.

É possível obter informações adicionais e orientações sobre o Sisu/UFCA pelo correio eletrônico: sisu@ufca.edu.br, nos dias úteis, nos horários das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Sistema de Seleção Unificada na UFCA
sisu@ufca.edu.br