Time Enactus UFCA conquista segundo lugar no prêmio “Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical 2021” com Projeto Maená

Publicado em 13/12/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h27

Residência mapeada pelo projeto Maená, do time Enactus/UFCA, para ser beneficiária da iniciativa. Foto: Enactus/UFCA

O projeto Maená, realizado por estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que integram o time Enactus/UFCA, foi contemplado, na noite da última sexta-feira, 10 de dezembro, com o segundo lugar do prêmio “Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical 2021” (link para uma nova página).

Criado em 2020, o projeto Maená (link para uma nova página) promove o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social à moradia digna, na região do Cariri, por meio da oferta de projetos de Engenharia elaborados em parceria com colaboradores da construção civil. Os projetos oferecidos vão desde reformas simples até construção de casas “do zero”. O Maená também oferece projetos arquitetônicos, hidrossanitários e instalações elétricas – tudo com contrapartida financeira reduzida e abatimentos estabelecidos para diferentes faixas de renda familiar.

Com o “Fundo Social do Beneficiário”, o projeto destina 30% de seus lucros para realização de duas reformas gratuitas por semestre, incluindo o material necessário. Essas reformas têm como público-alvo famílias em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas no banco de dados do projeto. Durante a pandemia da covid-19, o Maená também gerou empregos na área da construção civil.

Com a conquista do segundo lugar no “Sumitomo Chemical”, os realizadores do Maená vão receber R$ 7 mil para o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo projeto na região do Cariri cearense. Os critérios avaliados pelo prêmio foram: Alinhamento e Coerência, Planejamento e Gestão, Impacto e Relevância, Inovação e Sustentabilidade.

No início de 2021, a premiação selecionou dez projetos semifinalistas elaborados por times Enactus de todo o país – que tiveram acesso a uma bolsa-auxílio (no valor de R$ 2,5 mil) e a mentorias especializadas. Era um requisito de participação o alinhamento a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU – link para uma nova página).

Enactus

“Enactus” é uma organização presente em 37 países que engaja estudantes de diferentes instituições de Ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para o desenvolvimento de projetos de impacto social. A organização beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos discentes participantes o aprendizado na prática. A rede Enactus possui mais de 120 times de universitários que desenvolvem 200 projetos em 22 Estados brasileiros, impactando a vida de mais de 77 mil pessoas.

Enactus UFCA
enactus@ufca.edu.br