Programa de bolsas na área de Tecnologia da Informação abre 25 vagas para estudantes da UFCA

Publicado em 24/10/2023. Atualizado em 24/10/2023 às 11h35

Foto: Dcom/UFCA

Com inscrições até 11 de novembro de 2023, estudantes matriculados em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) na Universidade Federal do Cariri (UFCA) poderão participar do programa de bolsas oferecido pela Compass UOl e pela Amazon Web Service (AWS).

Essas duas empresas, agora parceiras da UFCA, desenvolvem soluções tecnológicas com o intuito de elaborar estruturas de transformação digital, serviços gerenciados, segurança digital e computação em rede para outras empresas.

As inscrições para o programa podem ser realizadas por meio do site do projeto e 25 vagas estão disponíveis, sendo 50% desse quantitativo prioritário para mulheres. Há também vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs).

O programa ocorre a partir da trilha de formação “Full stack development (React.js + Node.js) for Commerce on AWS”. O professor Ricardo Vilela, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFCA, explicou que “Full stack” significa dizer que estudantes que participarem da bolsa irão aprender as duas partes de uma aplicação Web (Front-end e Back-end).

“Comumente os cargos de desenvolvedores são divididos em Dev Front-end e Dev Back-end. O [profissional] Full Stack é aquele que está apto a trabalhar em ambos os cargos.  A ideia do curso é prover o conhecimento completo da aplicação”, destacou.

Requisitos necessários para participar

Interessados em participar devem ter 18 anos completos ou mais ao fim do programa, dispor de 20 horas semanais para realização de atividades e é desejável ter conhecimento intermediário em inglês. A formação será ofertada em formato home office, com duração de cinco meses.

Os/As participantes receberão uma bolsa no valor de R$ 500,00 – a título de incentivo. As atividades do curso serão realizadas de forma síncrona, no turno da manhã. Desse modo, os/as estudantes devem ter acesso à internet e possuir computadores para participar.

Durante o processo de inscrição, os/as candidatos/as realizarão teste de Português, Inglês e Lógica.

O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de novembro deste ano e as aulas terão início no dia 22 de janeiro de 2024.

O programa abre a possibilidade de efetivação ao fim da bolsa e também fornecerá voucher para certificação.

Centro de Ciências e Tecnologia
cct@ufca.edu.br