Projeto de Cultura da UFCA lança nesta sexta-feira, 10 de dezembro, curta-metragem que discute impactos da covid-19 no Brasil

Publicado em 07/12/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h28

Desde 2020, o mundo vem sendo profundamente afetado pela pandemia do novo coronavírus. No Brasil, mais de 600 mil pessoas perderam suas vidas em decorrência da covid-19 e há consequências que são difíceis de serem mensuradas – tanto na vida privada dos brasileiros afetados pelo vírus quanto na vida coletiva e nas estruturas de sociabilidade.

Repensando os impactos do tempo em que vivemos, o projeto “Sonar: O som como fio condutor de narrativas e leitura da realidade”, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA), vai lançar na próxima sexta-feira, 10 de dezembro, às 19h, o curta-metragem “Torrente”. O filme, dirigido e roteirizado pelo o estudante do curso de Música da UFCA Ailton Jesus, é um dos três roteiros feitos durante a pandemia.

O lançamento, que será realizado por meio do canal do projeto Sonar no YouTube (link para uma nova página), terá participação do diretor, do elenco e da equipe de produção do filme.

Segundo Ailton, o curta-metragem discute, em primeiro plano, a pandemia da covid-19, mas vai além, explorando todos os efeitos da desigualdade social e das demais perturbações enfrentadas pelo país nesse período pandêmico: “Torrente é resultado dessas questões, transformadas numa narrativa concisa. O filme revisita esses temas para discussão e materializa os aspectos teóricos do papel do som no audiovisual estudado pelo grupo ao longo do projeto”, destacou.

Lançamento do curta-metragem “Torrente”, de Ailton Jesus
Quando: dia 10 de dezembro de 2021, às 19h