Prefeituras do CE e Imprensa são parceiras da UFCA na divulgação do Auxílio Inclusão Digital a estudantes sem internet

Publicado em 16/07/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h23

Foto: Saulo Mota - Dcom/UFCA

Após a aprovação da oferta de aulas remotas a partir de 21 de setembro de 2020 (link para uma nova página), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) está trabalhando para comunicar todos os estudantes de graduação com renda per capta familiar de até 1,5 salário-mínimo sobre os prazos e sobre a documentação exigida pelo edital do Auxílio Inclusão Digital. A principal dificuldade dessa medida é que, em razão da necessidade de distanciamento social, as inscrições precisam ser feitas exclusivamente de forma on-line, o que pode prejudicar o principal grupo a ser beneficiado: o de estudantes sem computador ou conexão à internet.

Os estudantes que podem pleitear o Auxílio Inclusão Digital são oriundos de 91 cidades, do Ceará e de outros oito estados: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. 56 desses municípios são cearenses.

O edital prevê a concessão de até R$ 1.300 para compra de notebook ou de manutenção de equipamento/upgrades. Pelo edital, também será possível requerer acesso à internet. O formulário para inscrição (link para uma nova página) já está aberto e permanece disponível para preenchimento até o dia 26 de julho de 2020.

É muito importante, no entanto, ler o edital (link para uma nova página) previamente, na íntegra. Os estudantes que precisarem poderão usar as instalações da UFCA, nos seus 4 campi, para efetuar sua inscrição – mas apenas em dias úteis, em horário comercial, até 24 de julho. Pessoas com deficiência visual podem ouvir uma mensagem automática com o resumo dessas informações ligando para o número (88) 3221.9363.

Para informar os alunos que não têm conexão à internet ou que têm acesso de baixa qualidade, a UFCA solicitou apoio da imprensa – sobretudo a caririense – para que os discentes saibam, por veículos como rádio e TV, quais são os prazos e os documentos necessários para inscrição. Outra estratégia da UFCA para alcançá-los foi firmar parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). A entidade, além de divulgar as informações sobre o auxílio nos municípios associados, vai orientar as prefeituras a disponibilizarem um computador com internet para os estudantes da UFCA que não tiverem conexão em casa, conforme solicitado pela Universidade. De acordo com o presidente da Aprece, Nilson Diniz, prefeito da cidade do Cedro-CE, essa é uma importante oportunidade de inclusão digital: “Recomendamos que os municípios divulguem amplamente o edital, incentivem e apoiem a participação de seus alunos”, afirmou.

Além da comprovação da renda per capta familiar, os candidatos ao benefício precisarão enviar documentos de identificação, o formulário socioeconômico preenchido e anexar três orçamentos para compra de computador portátil ou para manutenção/upgrade de equipamento já adquirido.

A documentação relativa à renda pode se restringir à apresentação da Folha Resumo do CadÚnico: o Cadastro para Programas Sociais do Governo Federal. Estudantes que não tiverem esse cadastro, mas que tenham ingressado na UFCA no ano de 2020, por cotas relacionadas à renda do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), não precisam apresentar comprovações de renda familiar, uma vez que já o fizeram no âmbito da Universidade. Esse também é o caso dos estudantes aprovados em processos seletivos da UFCA, nos últimos dois anos, para concessão de outros auxílios estudantis, pelo critério de vulnerabilidade socioeconômica.

Como a UFCA suspendeu suas atividades presenciais por tempo indeterminado, os estudantes que tiverem dúvida precisarão encaminhá-las para o e-mail inclusaodigital2020@ufca.edu.br

Edital Auxílio Inclusão Digital
Inscrições: até 26 de julho de 2020, na plataforma Forms