Por projetos de fomento para empreendedorismo local, time Enactus UFCA recebe três premiações em evento da Enactus Brasil. Integrante do time da UFCA é reconhecido, ainda, como um dos três universitários mais influente da Rede Enactus

Publicado em 09/11/2022. Atualizado em 11/11/2022 às 13h55

Time Enactus/UFCA recebendo prêmio da Ford Motor Company Fund, em julho deste ano, na cidade de São Paulo. Foto: Ford Media Center

O time Enactus na Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi contemplado em três premiações diferentes na edição 2022 do Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb), realizado durante o mês de julho deste ano, em São Paulo. O Eneb, com a colaboração de empresas parceiras, premia projetos, estudantes e professores que se destacam na execução de ações de impacto no empreendedorismo de suas respectivas regiões.

Com o tema “Juntos Transformando o Agora”, o evento propôs o debate em torno dos objetivos traçados pela Organização das Nações Unidades (ONU) na Agenda 2030. Essa iniciativa liderada pela ONU busca a implementação, por parte dos países envolvidos, de medidas para erradicar a desigualdade social no mundo.

O Eneb ocorreu pela primeira vez de forma híbrida (on-line e presencial). A etapa virtual foi realizada entre os dias 11 e 14 de julho de 2022 e a etapa presencial, entre os dias 28 e 29 de julho. A cerimônia de entrega das premiações, realizada durante o encontro presencial, contou com a presença de representantes de empresas parceiras da Rede Enactus: a Ford, a Sumitomo Chemical e a Unilever.

Ford C3: diversidade, equidade e inclusão

O projeto Maria bonita – iniciativa do time Enactus UFCA que promove o combate à pobreza menstrual por meio da capacitação de mulheres da região do Cariri em corte e costura, para produção de calcinhas ecológicas – foi uma das oito ações, dentre os times Enactus de todo o Brasil, selecionadas no prêmio “Ford C3: diversidade, equidade e inclusão”.

O prêmio Ford C3 é uma parceria da Enactus Brasil com a Ford Motor Company Fund e vai apoiar cada projeto escolhido com um investimento social no valor de U$ 2.500,00 (aproximadamente R$ 13.000,00 na cotação atual).

Sociedade Sustentável 2022

O time Enactus UFCA também foi contemplado na categoria especial de dez anos do Prêmio Sociedade Sustentável 2022: uma parceira da Rede Enactus Brasil com a Sumitomo Chemical – multinacional japonesa com mais de 170 filiais pelo mundo. A categoria comemorativa recebeu o nome de “Hackathon 10 anos” e incentiva a criação de novos projetos. A Enactus UFCA foi escolhida como uma das três melhores equipes nessa categoria com o projeto “Transformare”. Com foco na comunidade LGBTQIA+ da região do Cariri, o projeto tem o objetivo de gerar empregos por meio da confecção de roupas a partir da utilização de material têxtil que seria descartado.

Por ter sido um dos três selecionados, o projeto recebeu um investimento inicial de R$ 1.000,00. Os/As integrantes do Transformare terão passagem e hospedagem pagas pela Sumitomo Chemical para participarem da etapa final do prêmio, em dezembro deste ano, na cidade de São Paulo. O top 3 também será anunciado em dezembro deste ano e os projetos vencedores receberão, de acordo com a ordem de classificação, R$ 5.000, R$ 3.000 e R$ 2.000.

Além da categoria “Hackathon 10 anos”, o prêmio Sociedade Sustentável 2022 também trouxe uma categoria principal, na qual o projeto Maená, da Enactus UFCA, foi um dos dez semifinalistas. O projeto já recebeu uma bolsa-incentivo no valor de R$ 2.500,00. O top 3 será anunciado em dezembro deste ano, também na cidade de São Paulo, e os projetos vencedores receberão, de acordo com a ordem de classificação, R$ 15.000, R$ 7.000 e R$ 5.000.

Juntos, Juntas e Juntes pelas juventudes

O terceiro reconhecimento do time Enactus UFCA no Eneb 2022 veio com o prêmio “Juntos, Juntas e Juntes pelas Juventudes”: uma parceria da Enactus Global com a Unilever – empresa britânica que produz bens de consumo. A iniciativa tem como principal objetivo capacitar jovens brasileiros sobre temas como empregabilidade e empreendedorismo, por meio da seleção de representantes de times Enactus pelo Brasil. Após ser um dos cinco escolhidos, o time Enactus UFCA recebeu uma bolsa no valor de R$ 1.300,00 e treinamentos para o fortalecimento de seus projetos na região do Cariri.

Universitário do Ano

Além dos três prêmios recebidos pelo time Enactus UFCA, o estudante de Engenharia Civil Fagner Oliveira, líder do projeto Maená, foi reconhecido como um dos três universitários mais influentes da Rede Enactus Brasil, com o prêmio “Universitário do ano”. O prêmio é realizado pela Enactus, em parceria com a DMS (multinacional holandesa).

Sobre a Enactus

A Enactus é uma organização presente em 35 países que engaja estudantes de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, com o intuito de desenvolver projetos de impacto social. A organização beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos estudantes o aprendizado na prática. A rede Enactus Brasil, por sua vez, conta com a ajuda de mais de 200 professores e 3.000 estudantes, que desenvolvem 185 projetos em todas as regiões do país – impactando a vida de mais de 83.000 pessoas.

Time Enactus UFCA
enactus@ufca.edu.br