PETADM-UFCA leva comunidade acadêmica para trilha acessível

Publicado em 12/11/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h21

Emanoella Callou (DCOM/UFCA)

No último dia 23 de outubro, pessoas surdas, cegas ou com mobilidade reduzida puderam participar de uma trilha cultural promovida pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (PETADM-UFCA). O projeto “Andanças Culturais” tem o objetivo de fazer caminhadas em localidades com relevância história para o Cariri.

Para a sua décima edição, o projeto – que já esteve em locais como o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Memorial do Padre Cícero/Colina do Horto, em Juazeiro do Norte – escolheu o Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, que é uma Unidade de Conservação (UC) sob responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Segundo a líder do Andanças Culturais, a estudante do 6º semestre de Administração, Fernanda Bastos, as edições anteriores acabavam restritas a ambientes fechados: “eram focadas em museus. Aí a gente resolveu trazer os participantes para a natureza. Isso ajuda as pessoas a se sentirem parte dela e a terem responsabilidade com o ambiente em que estão”, disse.

Sítio Fundão

O Parque Estadual Sítio Fundão, uma UC desde junho de 2008, preserva flora de diferentes biomas e edificações tombadas – como a Casa de Taipa de Andar, as Ruínas do Velho Engenho e a Muralha em Pedra e Cal, que remontam ao século XIX. Para a celebração de 10 anos do Parque, a Sema pensou em tornar acessível um trecho do circuito de trilhas do espaço. Era o início da “Trilha dos Sentidos”, que dispõe de placas com textos em Braille, para pessoas cegas, e também em SignWriting (Sistema de Escrita de Sinais), para pessoas surdas.

O Parque dispõe ainda uma cadeira adaptada que permite a pessoas em cadeiras de rodas passar por terrenos acidentados. A Julietti, como foi batizada essa cadeira, foi cedida ao Sítio Fundão pelo projeto Montanha para Todos, que distribui equipamentos do tipo por todo o Brasil. Também está a disposição do visitante um aplicativo de mapeamento ambiental, o EcoMapss. Desenvolvido por professores e alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) do Crato, o aplicativo traz informações sobre histórico, fauna e flora do Parque.

Em uma pré-visita ao Sítio, a organização do Andanças Culturais, que desconhecia o projeto de trilha acessível do Parque, começou a pensar em uma edição que contemplasse pessoas com necessidades especiais. Assim, com apoio do Parque Estadual e também da Coordenadoria de Acessibilidade da UFCA – que destacou intérpretes de Libras e treinou monitores do PETADM-UFCA pra guiar pessoas cegas – o Andanças Culturais proporcionou a 4 estudantes da UFCA com necessidades especiais a experiência de visitar o Sítio Fundão. Confira no vídeo outros detalhes sobre como foi essa trilha:

Julietti

“Julietti” é o nome dado para a cadeira adaptada desenvolvida pelo projeto Montanha para todos, do casal paulista Guilherme Simões e Juliana Tozzi. Eles, afeitos a trilhas e viagens, foram surpreendidos com o diagnóstico de um câncer de mama em Juliana e, posteriormente, de uma Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neurológica que a fez precisar de uma cadeira de rodas para se locomover. Para que a mulher pudesse continuar a rotina de trilhas, Guilherme idealizou a cadeira. O projeto Montanha para Todos vem espalhando Juliettis por todo o país, para que outras pessoas com mobilidade reduzida também possam estar em contato com a natureza

Parque Estadual Sítio Fundão
Rua José Franca de Alencar, s/n – Seminário, Crato – CE
De segunda a sexta-feira: horário comercial
Sábados, domingos e feriados: de 8h as 12h
Para visitas guiadas: www.sema.ce.gov.br
(Clique nas guias “Institucional”, “Serviços” e “Trilhas Ecológicas Guiadas”)