No mês de celebração do Dia Nacional da Cultura, UFCA promove eventos para discutir Ciência e Cultura no Brasil

Publicado em 05/11/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h20

Cenas do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão, apresentado durante o Primeiro Festival de Cultura da UFCA, realizado em 2019. Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

No mês de celebração do Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta sexta-feira, dia 5 de novembro de 2021, a Universidade Federal do Cariri, por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), promove debates sobre os rumos da ciência e da cultura no Brasil, diante do atual cenário econômico, político e social.

No segundo ano de programação on-line, o Terceiro Festival UFCA de Cultura e o Quarto Colóquio Observatório Cariri, que ocorrem de forma conjunta, trazem como tema “Interdições e resistências: ciência e cultura no Brasil”. As programações dos eventos abrem espaços para discussões voltadas à educação no ensino superior, às resistências pelo ensino de qualidade, aos impactos das fake news na produção da memória nacional e às políticas de educação e cultura no Brasil. 

Programação

Transmitidos pelo canal da Procult/UFCA no Youtube (Link para nova página), os eventos, gratuitos e abertos ao público, terão início na próxima terça-feira, 9 de novembro de 2021. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até essa data, por meio do formulário eletrônico (Link para uma nova página).

Os eventos reunirão apresentações de trabalhos acadêmicos e apresentações artísticas desenvolvidas por professores e estudantes da UFCA, contando também com a participação de outros professores e profissionais atuantes na área cultural. O cineasta Rosemberg Cariry, o ex-ministro de Cultura Juca Ferreira e o secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, comporão a mesa de encerramento, na noite do dia 12 de novembro, às 19h. 

No site oficial do Terceiro Festival UFCA de Cultural (Link para uma nova página) e do Quarto Observatório Cariri/UFCA (Link para uma nova página), é possível consultar a programação completa e outras informações sobre os eventos.

Serviço

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br