Mestrado Profissional em Matemática para professores da educação básica abre inscrições no dia 8 de setembro de 2021

Publicado em 30/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h07

Foto: Gabriela Meneses - Dcom/UFCA

O Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas de 8 de setembro a 25 de outubro de 2021. O edital (Link para uma nova página), que oferta 1400 vagas para ingresso em março de 2022, sendo 15 vagas na Universidade Federal do Cariri (UFCA), é voltado para professores em exercício da docência de Matemática das redes pública ou privada, que possuem diploma de graduação.

Este ano o processo seletivo dos candidatos contará com o Exame Nacional de Acesso (ENA), realizado presencialmente, no dia 4 de dezembro de 2021. No ato da inscrição, o candidato deverá selecionar a instituição associada e o campus onde pretende realizar o ENA. O local escolhido para o exame será o mesmo em que, se classificado, cursará o Profmat. Na UFCA, as atividades do Profmat ocorrem em Juazeiro do Norte.

O exame consistirá em 30 questões de múltipla escolha. As questões terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário ao ingresso no Profmat.

Sobre o Profmat

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

A pós-graduação tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional. Recomendado pela Capes, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Informações completas sobre este mestrado podem ser encontradas na página do Profmat (Link para uma nova página).

Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (Profmat)
Edital (link para uma nova página)
Inscrições de 8 de setembro a 25 de outubro de 2021
profmat.cct@ufca.edu.br